Durante aproximadamente três semanas os alunos da turma J do 8º ano da Escola Secundária Domingos leram e analisaram uma das obras de Jorge Amado cujo programa de Língua Portuguesa, ainda em vigor, propõe como leitura orientada.
O conto O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor possibilitou aos alunos uma reflexão sobre a mensagem que veicula: o preconceito social que a sociedade demonstra face àqueles que se relacionam amorosamente com pessoas de raças, credos, tradições e classes sociais diferentes. Esta reflexão foi crescendo à medida que a obra era lida e culminou com a realização de um debate, promovido pelo docente que lecciona a disciplina de Língua Portuguesa junto dos alunos do 8ºJ, o docente Eduardo Naia.
O debate realizou-se no dia 29 de Abril numa aula de 90 minutos, porém foi preparado dias antes com a distribuição de papéis pelos alunos da turma, isto é, os alunos teriam de encarnar o papel de alguns dos animais que habitavam o parque, espaço físico da acção do conto, e preparar os seus argumentos a favor ou contra o relacionamento amoroso entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.
O professor fez de moderador e apresentou o tema a explanar naquela sessão, dando início ao debate. Os alunos foram tomando a palavra e viu-se que o trabalho de preparação para o debate fora feito, uma vez que a apresentação dos argumentos foi efusiva e convincente.
Esta actividade oral foi um êxito e os alunos querem repeti-la. Possibilitou a desinibição dos mais “caladitos” e envergonhados, o treino de técnicas orais de persuasão e o confronto de ideias.
O conto O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor possibilitou aos alunos uma reflexão sobre a mensagem que veicula: o preconceito social que a sociedade demonstra face àqueles que se relacionam amorosamente com pessoas de raças, credos, tradições e classes sociais diferentes. Esta reflexão foi crescendo à medida que a obra era lida e culminou com a realização de um debate, promovido pelo docente que lecciona a disciplina de Língua Portuguesa junto dos alunos do 8ºJ, o docente Eduardo Naia.
O debate realizou-se no dia 29 de Abril numa aula de 90 minutos, porém foi preparado dias antes com a distribuição de papéis pelos alunos da turma, isto é, os alunos teriam de encarnar o papel de alguns dos animais que habitavam o parque, espaço físico da acção do conto, e preparar os seus argumentos a favor ou contra o relacionamento amoroso entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.
O professor fez de moderador e apresentou o tema a explanar naquela sessão, dando início ao debate. Os alunos foram tomando a palavra e viu-se que o trabalho de preparação para o debate fora feito, uma vez que a apresentação dos argumentos foi efusiva e convincente.
Esta actividade oral foi um êxito e os alunos querem repeti-la. Possibilitou a desinibição dos mais “caladitos” e envergonhados, o treino de técnicas orais de persuasão e o confronto de ideias.
Sem comentários:
Enviar um comentário