Co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto «Ler Para Ser», constante do PAA e da responsabilidade da equipa da Biblioteca/CRE da Escola Secundária Domingos Rebelo, ficou concluído no passado dia 1 de julho.
Depois de, na última semana de aulas, se ter reconhecido a colaboração de todos os alunos do 10.º ano que nele participaram, oferecendo-se, a cada um deles, um certificado de agradecimento, a equipa responsável pela concretização do projeto reuniu todos os professores colaboradores e, numa sessão simples, também lhes mostrou o seu reconhecimento pelo excelente trabalho realizado com os seus alunos, ao logo deste ano letivo.
Com efeito, e conforme tem vindo a ser divulgado, várias foram as obras lidas pelos alunos, acompanhadas de atividades de partilha dessas leituras, supervisionadas pelos professores, sempre conscientes da importância do exercício da crítica no desenvolvimento intelectual de cada um. Os alunos compreenderam o sentido da partilha através da leitura, pois ler um conto, apropriar-se do seu universo fictício e transformá-lo numa realidade lida para os outros foi um desafio que proporcionou muitas aprendizagens. Na verdade criou-se a ilusão de que as leituras foram de mão em mão, despertando interesses diferentes em pessoas diferentes, porque o gosto pela leitura também se semeia. E ler acabou por ser receber e dar, descobrir o gosto por ser cada vez melhor, pois da leitura à apresentação pública instalou-se um processo que permitiu a cada aluno assumir responsabilidades e construir saberes, procedendo, sempre que considerou necessário, à reformulação de trabalhos e à otimização de cada pequeno projeto.
No passado dia 1 de julho, na sessão de encerramento do «Ler Para Ser», e tal como previa a candidatura ao projeto, foi apresentado um cartaz, para a realização do qual contribuíram trabalhos e dizeres de professores e alunos, ilustrando-se, deste modo, o percurso realizado ao longo do ano letivo.
Tratou-se, efetivamente, de um projeto conciliante, por um lado, sempre apoiado pelo Conselho Executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo, que sempre se manifestou recetivo às várias iniciativas, por outro, impulsionado pela fundação Calouste Gulbenkian, preocupada em prestar um serviço público efetivo, pois, ao apoiar projetos e atividades da natureza dos aqui referidos, privilegiou a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento de competências de leitura importantes ao longo da vida e, sobretudo, provocou, em mais jovens o gosto de ler.
Revelou-se, de facto, um projeto de partilha de saberes entre verdadeiros profissionais do ensino, que souberam, de forma competente e abnegada, chegar à sua essência, orientando os seus alunos nas leituras a realizar, despertando-lhes a imaginação e incentivando-os a dar mais de si aos outros.
Mostrou-se, na verdade, para muitos alunos, um projeto de descoberta de novas sensibilidades, de outras apetências, uma caminhada de crescimento do prazer de ler.
Constituiu-se, para os professores que integravam a equipa dinamizadora, um projeto de desafio às suas capacidades de organização, à sua criatividade e ao seu dinamismo.
Tornou-se, em suma, um projeto encorajador da leitura que deixou, certamente, uma marca positiva em todos os que nele estiveram envolvidos, pois ler nunca é um ato solitário.
1 comentário:
O encerramento das actividdaes do Projecto Ler para Ser demonstrou que a união faz a força da mudança e que, vale sempre a pena apostar na prata da casa. Obrigado a todos que colaboraram neste projecto.
Enviar um comentário