segunda-feira, 11 de julho de 2011

À descoberta da Ciência no ExpoLab

Nos dias 6, 9, 15 (fora do horário letivo) e 17 de junho os discentes do 9º ano de  escolaridade realizaram uma Visita de Estudo Guiada e à Descoberta ao ExpoLab – Centro de Ciência de Lagoa, no âmbito dos conteúdos estudados no 3º Ciclo, nas Áreas Curriculares Disciplinares Físico-Química e Ciências Naturais. Os discentes foram acompanhados pelos seus respetivos docentes.
 
A Atividade incluiu uma visita breve às Exposições «O Trilho da Vida» e «Casa Digital» (a montagem e o funcionamento desta segunda exposição foi concebida em parceria com a PT) e uma Atividade Laboratorial com o tema geral Crime Ciência e Investigação.
 
Como se formou a Terra e a Lua? Quando se formou a molécula de ADN? Quando e como apareceu o Homem e que processo evolutivo ocorreu até aos dias de hoje? Na visita à primeira Exposição supracitada os discentes recordaram ou descobriram a resposta a estas questões com um interesse, fascínio e participação construtiva crescente.
 
Como se identifica o ADN de um ser vivo? Como se analisa o grupo sanguíneo? Como se pode identificar um material sólido com base nas suas propriedades químicas? Estas questões foram formuladas e objecto de estudo nas atividades laboratoriais desenvolvidas. De uma forma divertida e denotados entusiasmo e envolvimento, os discentes acolheram e responderam aos desafios lançados. Realizaram as atividades propostas com interesse e concentração.
 
Merece relevo a metodologia dinâmica e construtiva com a qual o ExpoLab soube sensibilizar e despertar a curiosidade e interesse dos discentes.
 
De salientar ainda o reforço da interação entre os saberes de Físico-Química e Ciências Naturais, no que concerne quer às exposições, quer às atividades laboratoriais.
 
A Visita de Estudo foi apreciada e considerada interessante pelos discentes. Permitiu a partilha de ideias e a consolidação de atitudes inerentes ao trabalho em Ciência, contribuindo para fomentar o gosto pelas Ciências Experimentais, em particular a Química e a Biologia, e o enriquecimento da literacia cultural e científica. Portanto, os objectivos visados foram atingidos.
 
Os docentes que leccionam a Área Curricular Disciplinar Físico-Química agradecem a receptividade, simpatia e generosidade que receberam por parte do ExpoLab e das docentes de Ciências Naturais acompanhantes.

Sem comentários: