quarta-feira, 6 de julho de 2011

Hábitos de consumo

No final deste ano lectivo, os alunos de Economia A e de Economia B organizaram uma exposição cujo objectivo era sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de modificarmos alguns dos nossos hábitos de consumo. Foram apresentadas duas situações distintas: uma casa de uma família consumista e outra de uma família consumerista.
A casa consumista retratava um consumo exagerado, indiscriminado e, muitas vezes, perigoso para a saúde característico da nossa sociedade cuja vida é comandada pela moda, pela publicidade e pela inovação tecnológica.
A casa consumerista reproduzia um consumo consciente, criterioso e amigo do ambiente. Representava uma atitude racional face ao consumo em que a qualidade de vida é baseada na racionalidade económica – maximizamos a satisfação das nossas necessidades sem desperdiçarmos recursos, controlando assim a Escassez e potenciando as capacidades de sobrevivência das gerações futuras.
Apelamos para que todos optem por ser consumeristas, o consumo (aquisição de bens e serviços para satisfazermos as nossas necessidades) tem de ser um acto ponderado e não impulsivo, racional e não exagerado. As nossas escolhas como consumidores têm grande importância para a nossa vida e para a vida das gerações futuras, escolha ser consumerista , diga não ao consumismo.

Sem comentários: