segunda-feira, 11 de julho de 2011

Visita de estudo à Gruta do Carvão

No dia 6 de Junho de 2011, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as turma do 7º E e F fizeram  uma saída de campo à gruta do carvão.
 
A gruta do carvão é uma cavidade de origem vulcânica e localiza-se no poente da cidade de Ponta Delgada. Estende-se por 2500m, repartida por três troços/cavidades principais. O troço que foi visitado por nós foi o Troço do Paím. Possui uma altura máxima na ordem dos 6 m e uma largura média de 5,8 m. A idade desta gruta está compreendida entre 5.000 a 12.000 anos.
 
Ao longo da gruta pudemos observar dois tipos de estalactites, as de proveniência lávica - este tipo de estalactites apresenta uma forma cónica e a superfície lisa resultam da solidificação de pingos de lava e as estalactites secundárias sem forma definida e de cor esbranquiçada. A técnica explicou que eram estruturas muito frágeis e, como tal pois não se podia tocar. Acrescentou que estas estalactites resultavam da acumulação de pingos de água que se infiltravam na gruta.
 
Ao longo do trajecto observamos paredes com um tom avermelhado e/ou alaranjado, devido a infiltração de águas na gruta, balcões lávicos resultantes dos diferentes níveis de escorrência da lava, pontes lávicas e um chão coberto por lavas do tipo a.a..
 
A técnica explicou-nos, a título de curiosidade, que a gruta era utilizada para depositar o lixo de casas de particulares .
 
Nós apreciamos muito mas gostávamos de ter explorado mais extensão no troço.

 



João Sousa nº8 7ºE
Júlio Furtado nº11 7ºE      

Sem comentários: