quinta-feira, 27 de maio de 2010

Peddy – Paper- “Matematicando”

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Plano Anual de Actividades da Escola, pelos docentes do Departamento de Matemática e Expressões a saber: Jorgeana Lima Filomena Índio, Lúcia Medina, Liseta Torres e José Jacinto Silva e destinou-se aos alunos do ensino secundário.
A actividade decorreu no dia 24 de Março de 2010 e teve como objectivos: desenvolver o gosto pela Matemática, relacionar conceitos matemáticos com a vida real, motivar os alunos para o uso das novas tecnologias na investigação matemática, motivar os alunos para a resolução de problemas e desenvolver o gosto pelas actividades lúdicas.
Para a sua concretização, os alunos formaram equipas de cinco elementos em que a cada uma foi distribuído um envelope com o enunciados das actividades a desenvolver.
A temática versava quatro áreas: a área da cultura matemática, a área da resolução de problemas, área de desafios e área de tarefas.

Depois de concluídas todas as actividades as equipas apresentavam-se ao júri, constituído pelos docentes responsáveis pela actividade, vestidas de acordo com as instruções dadas, onde se procedeu à verificação do nível de execução das tarefas e cronometragem do tempo gasto. Foi entregue a cada equipa um diploma de participação.
A pertinência das actividades que envolveram a cultura matemática e a relação entre esta e a vida real, bem como o entusiasmo que os alunos demonstraram em participar, revelam o interesse por este tipo de iniciativas, transformando a Matemática atractiva, sempre numa perspectiva pedagógica e formativa.

Sem comentários: