quinta-feira, 27 de maio de 2010

II Encontro Nacional Os Mass Media e a Escola - Ondas de Rádio

Nos dias 6 e 7 de Maio, no Auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, decorreu mais um encontro subordinado ao tema Mass Media e a Escola, centrado na Rádio.

A actividade teve início com a projecção de uma curta-metragem intitulada “Ondas de Rádios”, possibilitando uma viagem pela história da Rádio do século XX. Seguidamente teve lugar a sessão de abertura pelo Director Regional da Juventude do Governo dos Açores e pela Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo. Após isto, teve lugar o 1º painel de oradores que contou com a presença de Maria Beatriz Cachim, da ESDR, com a dissertação “Rádio: dos primórdios à actualidade”, com Rolando Lalanda Gonçalves, da Universidade dos Açores, que apresentou a diseertação “As vozes da rádio: uma abordagem relacional sistémica”, e com Adelino Gomes, Provedor do Ouvinte da RDP, abordando a sua actividade como provedor, dramatizando várias situações com alunos das escolas convidadas a participar no encontro. Da parte da tarde realizou-se uma mesa redonda, que mais não foi que uma conversa entre três profissionais da rádio: Elsa Soares, da RDP-Açores, Paulo Simões, da TSF-Açores, e Carlos Alberto Antunes, da Rádio Atlântida. Seguidamente procedeu-se a apresentação de três rádios escolares: DRXTREAM, da Escola Secundária Domingos Rebelo, SJRádio, da Escola Secundária de São João do Estoril e Fala Connosco, da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, um dos momentos altos deste encontro, promovendo a partilha de experiências e vivências. O primeiro dia terminou com a actuação do Coro Infantil do Conservatório Regional de Ponta Delgada.


No 2º dia, o 2º painel de oradores ocupou uma parte da manhã e contou com a presença de Francisco Sena Santos, da Escola Superior de Comunicação de Lisboa, com a audição da sua dissertação “Vozes que contam”, com Joaquim Machado, da Escola Secundária Domingos Rebelo, que abordou a questão da “Rádio nas Ilhas e as Ilhas na Rádio”, com Ana Cristina Gil e Susana Mira Leal, ambas da Universidade dos Açores, que trataram, respectivamente, “O Digital Liberta? A Rádio e os Desafios dos Novos Media” e “Encontros com a Rádio: um espaço de trabalho com o oral e o escrito na escola e um pouco mais…”.


A finalizar a manhã, procedeu-se ao encerramento do encontro com a Directora Regional de Educação e Formação do Governo dos Açores, Fabíola Cardoso, e com a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral.


Durante o encontro mais quatro grandes momentos tiveram lugar: a audição dos Parodiantes de Lisboa, durante os intervalos, a exposição de rádios antigos, a mostra gastronómica de produtos açorianos e o jantar convívio entre os oradores do encontro.

Sem comentários: