sexta-feira, 24 de junho de 2011

VI Jornadas de Filosofia Jovem

No passado dia 9 de Junho, professores e alunos de várias turmas dos 10.º e 11.º anos levaram a efeito a VI Jornada de Filosofia Jovem.
      
Este acontecimento teve como propósitos familiar os alunos com a actividade típica dos filósofos e despertar-lhes o gosto pela pesquisa, análise, exposição e debate de ideias.
      
Ao longo da manhã, foram apresentadas, pelos alunos do 11.º ano, comunicações sobre temas como: A Manipulação Genética, O projecto Genoma, Os Bebés Medicamento, O Impacto da Sociedade da Informação na Vida Quotidiana, Serão as Cartas Insubstituíveis? De que Modo as Redes Sociais Influenciam as Relações Humanas?, O Racionalismo e o Empirismo, Alvin Toffler e as Vagas de Mudança, Os Interesses Político-económicos nas Investigações Científicas, entre outros.
      
No período da tarde, os alunos do 10.º ano apresentaram prelecções sobre A Violência Doméstica, O Fanatismo, O Aborto, A Pena de Morte, Os Direitos dos Animais, A Exploração Infantil, entre outros.
      
Os trabalhos, que decorreram de acordo com o horário escolar, desenvolveram-se num ambiente de sã convívio, destacando-se como aspectos mais relevantes a qualidade das comunicações apresentadas e a aplicação prática das aprendizagens.
      
Os trabalhos do período da manhã foram encerrados com a recitação de um poema escrito por um aluno e musicado por outra aluna.
      
Foram servidos dois lanches, no refeitório, um no período da manhã e outro à tarde.
      
Os alunos foram os protagonistas, tendo mostrado a qualidade dos seus ensaios ou dissertações, respondido às questões formuladas pelo auditório, apresentado os colegas palestrantes, coordenado as intervenções, presidido às sessões e registado o evento em fotografia e vídeo.




Filomena Ferreira.

Visita de estudo à ETAR


No passado dia 8 de Abril de 2011, as turmas do 10º Ano G e H realizaram uma visita de estudo à ETAR de Ponta Delgada, com a finalidade de observarem todos os tratamentos a que são sujeitas as águas residuais, provenientes dos esgotos e das águas pluviais, até ficarem em condições de serem lançadas novamente no ambiente, sem causarem poluição.

Dá-me mais um Ciclo de Vida

Será novamente implementado, neste final de ano lectivo, na Escola Secundária Domingos Rebelo, o projeto “Dá-me mais um ciclo de vida…”, dinamizado pelas turmas 9ºG e 7ºH e coordenado pelas professoras Elisabete Negalha, Orlanda Silva e Catarina Botelho.
    
Esta iniciativa, que decorre pelo segundo ano consecutivo, visa fomentar na comunidade escolar o valor da partilha e o respeito pela biodiversidade, através da recolha de manuais escolares usados ao longo do terceiro ciclo e, também, do ensino secundário, alargamento decorrente da elevada aceitação do projeto junto da comunidade escolar. Os alunos que doarem os seus livros poderão, em troca, solicitar manuais do ano escolar que irão frequentar no próximo ano letivo.
    
Todos os interessados em participar no projeto devem entregar os manuais na escola, entre os dias 1 e 8 de julho.

Resultados da Maratona Fotográfica

A maratona fotográfica realizada no dia 3 de Dezembro teve como vencedoras as alunas Mariana Branco do 8º D (1º prémio "melhor conjunto de fotografias") e Inês Sousa do 7º L (2º prémio "melhor fotografia"). 

As vencedoras receberam cheques prenda.

domingo, 19 de junho de 2011

Partículas Açorianas: da ESDR ao CERN

Decorreu de 4 a 11 de Junho a viagem de estudo à Suíça que encerrou o projecto Partículas Açorianas, coordenado pela docente Beatriz Cachim.
 
O objectivo principal desta visita era visitar a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, (CERN). Como foi explicado aos alunos no local, esta instituição procura responder às três questões fundamentais da humanidade: “De onde viemos?”, “De que somos feitos?”, “Para onde vamos?”. No dia 6 de Junho o grupo fez uma visita guiada por dois engenheiros portugueses que trabalham no CERN. A visita começou com a visualização de um filme acerca do nascimento e construção do CERN e de uma apresentação acerca do que se faz atualmente na instituição. Seguidamente o grupo visitou um sítio experimental onde foram mostradas maquetas das experiências a decorrer e explicado o funcionamento de aceleradores e detectores. Com muita pena dos participantes não foi possível a descida ao Large Hadron Collider (LHC) visto estarem a decorrer experiências, o que torna os níveis de radiação extremamente elevados e, portanto, perigosos para a saúde. O grupo voltou dois dias depois para visitar o Microcosmos e o Globo da Ciência e Inovação. Voltou ainda uma terceira vez, a convite de Mick Storr, do Departamento de Recursos Humanos, para a construção de uma câmara de nevoeiro de Wilson, que permite a visualização de raios cósmicos. Esta câmara, embora de construção simples, implica a utilização de materiais nem sempre fáceis de obter como gelo seco e álcool isopropílico a 100%. No final os alunos vibraram de emoção quando viram linhas de gotas de álcool que caíam permitindo visualizar o trajecto de raios cósmicos.
 
Do programa constaram ainda visitas aos museus de História Natural e de História da Ciência de Genebra, uma caminhada de montanha, no monte Salève, para onde o grupo se deslocou nas modernas cabines do teleférico mais antigo da Europa, um cruzeiro no lago Leman para visitar uma aldeia medieval, Yvoire, e um peddy paper de descoberta da cidade de Genebra, elaborado pelo próprio CERN.
 
Participaram nesta viagem 19 alunos da turma I do 9º ano acompanhados pelos docentes Anabela Bradford, Beatriz Cachim e Domingos Neto. Alunos e professores vieram muito satisfeitos com a viagem que consideraram muito boa.
 
O grupo agradece a todos os que os que ajudaram a concretizar este projecto nomeadamente às empresas e entidades Escola Secundária Domingos Rebelo, SATA, TAP, Objectivo Principal, Ddoc, Horácio da Silva Garcia, Carlos Arruda Sociedade Mediação Seguros Lda, Escritírio Digital e Accional.



“Etnografia”


O objectivo do trabalho desenvolvido com os alunos foi, o de implementar a consciência histórica e cultural, através da análise e representação gráfica, de um objecto com valor etnográfico. Para isso foi usado os ”tamancos” da ilha do Pico e do Alentejo, criando deste modo a ligação entre o Continente e as ilhas.

O trabalho foi realizado por 25 alunos do 10º Ano da Turma L, da área de artes, na disciplina de Desenho A, da Escola Secundária Domingos Rebelo.

A docente responsável pela proposta foi Maria Teresa Folha

APAV 4D

Este projeto visa a promoção de comportamentos saudáveis e a prevenção de comportamentos de risco nos adolescentes. Os quatro módulos trabalhados em Cidadania, a saber: violência, comportamentos sexuais de risco, consumo de substâncias e diferenças de género, envolvendo todos os alunos do 9º ano, deram corpo a um projeto bem estruturado que culminou no dia 16 de junho com a largada de balões.