sexta-feira, 1 de abril de 2016

Projeto Erasmus + “Healthy?Wealthy! Top Tips”

Entre 6 e 13 de março foi a vez de recebermos na nossa escola e ilha alunos e professores de todas as escolas parceiras para o segundo encontro do projeto transnacional, no âmbito do Programa Erasmus +, financiado pela União Europeia - HEALTHY?WEALTHY! TOP TIPS.
 
Na qualidade de escola anfitriã deste encontro, fomos responsáveis pela elaboração de um programa de atividades que procurou conjugar as sessões de apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos das 6 escolas parceiras, subordinados aos temas previamente definidos e distribuídos (hábitos alimentares dos adolescentes; alimentos e seus nutrientes, necessidades nutricionais básicas; dieta equilibrada; índice glicémico e micro e macro elementos), com visitas de estudo e workshops que permitissem, por um lado, articular as temáticas abordadas com a realidade local e, por outro, aprofundar o conhecimento acerca dessas mesmas temáticas, sem esquecer, naturalmente, a descoberta das nossas maravilhas naturais e paisagísticas. 

 
Procurámos, também, alargar a participação nas atividades do projeto a um número significativo de alunos que estiveram presentes nas sessões de apresentação dos trabalhos, que decorreram no auditório na escola nas manhãs dos dias 7, 8 e 10 de março, pois a temática é relevante para todos os jovens, e o envolvimento da comunidade educativa é fundamental.
 
No que diz respeito às visitas de estudo e workshops, os participantes visitaram as estufas de ananás da plantação Arruda, a fábrica de chá da Gorreana e a fábrica de atum da COFACO, onde puderam recolher informação acerca do processo de manufatura e das propriedades desses três produtos, assim como do seu contributo para uma alimentação saudável. Saborearam o cozido das Furnas, tendo sido elucidados sobre os diversos ingredientes e seus efeitos, e fizeram uma visita ao mercado da Graça, onde puderam visualizar alguns dos produtos locais, tendo estas atividades, assim como a visita à fábrica de chá, sido acompanhadas pelas nutricionistas Raquel Marinho e Sara Gaipo, que explicaram as propriedades saudáveis e menos saudáveis dos alimentos em causa. Contámos também com a colaboração da coordenadora da Equipa de Saúde Escolar, professora Célia Figueiredo.

 
Complementarmente, disfrutaram de uma visita guiada à Quinta do Bom Despacho, onde puderam conhecer as várias componentes deste espaço sustentável e multifuncional (piscina biológica, jardim sensorial, canteiro de espécies açorianas, horta orgânica, floresta comestível, zona de compostagem, e laranjal histórico, entre outras) e perceber em que medida é que uma alimentação saudável se pode articular com o desenvolvimento sustentável. A preocupação com padrões de sustentabilidade também está presente na captura das espécies de atum com as quais a COFACO trabalha, assegurando que o pescado é capturado de forma responsável, em zonas onde não existe sobre-exploração de stocks, e sem danos para o meio ambiente. âmbito deste projeto, os participantes realizaram, ainda, visitas de estudo à Casa do Parque da Lagoa das Sete Cidades, ao Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha e ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.
 
Neste último, puderam conhecer, de uma forma mais aprofundada, a recuperação do ecossistema do Vale das Furnas, bem como visionar um documentário sobre o património natural das Furnas, com particular destaque para aquilo que faz deste local uma das mais importantes hidrópoles do mundo.

 
Mas o bem-estar não passa apenas por uma alimentação saudável. Inclui o exercício físico e momentos de convívio e lazer. Assim, foi com grande entusiasmo que se entregaram a um banho relaxante nas águas da piscina do parque Terra Nostra e na ribeira, rodeada de uma densa vegetação de várias espécies exóticas, da Caldeira Velha, assim como tiveram a possibilidade de andar de bicicleta e remar num kayak nas águas da Lagoa das Sete Cidades, esta última atividade do agrado, sobretudo, dos alunos.
 
Tivemos, ainda, o privilégio de contar com a presença na nossa escola do António Pedro Lopes, que nos falou acerca do festival Tremor, e dos músicos Sara Cruz e King John, que proporcionaram a todos os que encheram o auditório da ESDR um extraordinário momento musical.
 
A finalizar esta semana, realizou-se na cantina da nossa escola um magnífico jantar de convívio com a presença de todas as famílias de acolhimento, todos os participantes no projeto, membros do CE, representante da Câmara Municipal de PDL e Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo, findo o qual se procedeu, numa singela cerimónia, à entrega dos certificados de participação e de algumas lembranças. A culminar esta noite, o Grupo Cultural e Recreativo brindou-nos com algumas danças e cantares, animando e contagiando toda a assistência que acabou por subir ao palco a fim de participar na última dança.
 
Foram dias de intensa atividade e salutar convívio que, certamente, ficarão na memória de todos.

Fotos de Margarida Maia
Enviar um comentário