segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Equipa de Saúde Escolar: Ações de Sensibilização para alunos

A importância do pequeno-almoço

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, realizaram-se uma série de palestras visando as turmas do 7º ano de escolaridade, sobre a importância desta refeição. A dietista Cidália Ponte, chegou mesmo a referir-se à mesma como devendo chamar-se de primeiro almoço, pois vai quebrar o jejum da noite, e deverá conter alimentos pertencentes ao grupo das frutas, dos cereais e dos lacticínios. Referiu ainda que, um bom pequeno-almoço propicia o aumento dos níveis de concentração e, consequentemente uma maior facilidade na aprendizagem. No entanto, e como a manhã é longa, para que os níveis de concentração se mantenham até à hora de almoço, os alunos deverão a meio da manhã consumir um "snack" saudável, que poderá consistir por exemplo num pacote de leite, um iogurte, três bolachas, uma peça de fruta, ou uma barrita de cereais de baixo teor de calorias. 

O consumo de bebidas energéticas

Realizaram-se também duas palestras, dirigidas a alunos do ensino secundário, sobre os problemas que poderão advir do consumo de bebidas energéticas. A Dra. Beatriz Amaral e a Dra. Cátia Gomes alertaram os alunos de que, o consumo deste tipo de bebidas apenas deverá ser feito aquando de exercício físico intenso que tenha a duração de pelo menos 1 hora. Nos restantes casos poderão ocorrer consequências para a saúde, que poderão mesmo ser agravadas se aquelas forem consumidas conjuntamente com bebidas alcoólicas. 


Comunicar em segurança

Os agentes da PSP-Escola Segura, realizaram ações de sensibilização sobre o uso da Internet para alunos do 8º ano. Alertaram para o facto de o mundo virtual ser diferente do mundo real e de, por vezes, os alunos exporem-se duma maneira que nunca se exporiam se não estivessem por detrás de um computador. Assim sendo, foram dados conselho fundamentais na escolha de passwords, na divulgação de dados pessoais, bem como nas compras online.
A todos os que colaboraram com a equipa de saúde escolar, professores, funcionários e os nossos convidados, o nosso muito obrigado.

 

Sem comentários: