segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Departamento de Educação Física: Percurso Pedestre

No dia 26 de outubro, o departamento de Educação Física realizou um percurso pedestre ao trilho Água D'Alto/Lagoa do Fogo, para alunos do ensino secundário.

Com esta atividade, pretendeu-se criar hábitos de vida saudável, promover o desenvolvimento das capacidades motoras, desenvolver o espírito de grupo e de interajuda promover um contato direto com a natureza e educar para a sua preservação, contribuir para a criação de um convívio salutar e harmonioso entre todos os participantes, em ambiente extraescola. 


A atividade decorreu dentro do planeado, tendo os objetivos sido concretizados na íntegra. Apesar de se tratar de um trilho bastante extenso e com algum grau de dificuldade, principalmente na parte inicial, os alunos apreciaram bastante esta atividade, sendo a primeira vez que a maioria dos discentes o realizou.

Corta-mato escolar 2015

Foi no dia 13 de novembro de 2015 que se realizou mais uma edição do corta-mato escolar, no jardim António Borges, e que contou com a participação total de 89 alunos do ensino básico e secundário. Inicialmente prevista para dia 12, a prova teve de ser adiada devido à chuva o que acabou por beneficiar os participantes, pois as condições climatéricas no dia da prova estavam perfeitas para a natureza da prova e do esforço. 

Uma edição marcada pela ausência das nossas "vedetas" abriu caminho a que novos alunos se consagrassem vencedores. Os tempos conseguidos deixam-nos descansados e certos que a escola estará bem representada na fase de ilha do corta-mato onde irão participar os 6 melhores alunos de cada escalão.

Obrigado a todos os participantes e parabéns aos vencedores. Contamos convosco para manter o nome ESDR no pódium desta competição.

À descoberta da Biblioteca ESDR

À descoberta da Biblioteca ESDR
 
A equipa da Biblioteca e as alunas do curso profissional de BAD, do 12º ano, promoveram uma visita guiada à Biblioteca para os novos alunos da nossa escola. Com os objetivos de melhor compreender a organização geral deste espaço, distinguir e preencher os diferentes tipos de documentos existentes, saber as valências e/ou serviços que têm à disposição, passaram pelas nossas instalações as 13 turmas do 7º ano.Para além disto, realizaram um bibliopaper onde puderam demonstrar tudo aquilo que tinham aprendido.

Houve animação e entusiasmo!  A equipa vencedora foi do 7ºB: Bernardo Alves, Filipe Silva, João Frias e José Medeiros, que resolveu o questionário de forma exemplar. Parabéns aos vencedores!

Agora, caro leitor, lanço um desafio a si. Ora veja se consegue descobrir a que livro pertence esta cota: EMP 82(469)-31 QUE/mai

Vou dar uma ajuda! É um romance, (-31) que a biblioteca pode emprestar (EMP), de um dos vultos maiores da nossa (469) literatura (82). Já sabe? Ainda bem, porque é um livro imperdível! Boas leituras!

Eco-Escolas: Solidariedade

No dia 2 de outubro de 2015, esteve presente na Escola Secundária Domingos Rebelo o Sr. João Gomes, dos serviços do Centro de Recursos Apoio à Emergência Social de S. Miguel, a fim de recolher as roupas e o calçado usados, angariados pela comunidade escolar ao longo do ano letivo transato, para ser distribuído pelas famílias mais necessitadas da ilha. 

O projeto "Roupas Usadas não estão Acabadas", ao qual a escola aderiu, insere-se no Programa Eco Escolas e foi coordenado e orientado pelo coordenador do Programa, professor Manuel Ruas da Silva. Está previsto dar-se continuidade a este projeto durante o presente ano letivo, pelo que desde já agradecemos a colaboração de todos!

A Biblioteca apresenta…

Newton gostava de ler…nos Açores!

Será que o nosso cérebro nos engana? Foi esta a pergunta que serviu de mote à realização do módulo Difrar'arte do projeto Newton gostava de ler!. Que projeto será esse que entusiasmou todos os alunos do 7º ano? É um projeto que alia a promoção da leitura ao desenvolvimento da cultura científica. O ponto de partida é a leitura de um texto literário do qual se podem criar pontes para a realização de pequenas ações experimentais concretizáveis em bibliotecas escolares.

Deste modo, todas as turmas do 7º ano tiveram a oportunidade de ouvir o conto A Princesa e o cérebro que sentia demais da autoria de Marta Condesso (Fábrica Centro de Ciência Viva, Aveiro). Os alunos intervinham na história de uma forma lúdica, uma vez que eram convidados a fazer gestos cada vez que uma personagem era nomeada. É necessário dizer que esta princesa era muito especial, porque se assustava com muita facilidade e nem os presentes fantásticos dos majestosos pretendentes, os príncipes vindos dos quatro cantos do mundo, conseguiram conquistá-la. Um desses presentes era um par de óculos mágicos que permitia ver as cores de um quadro todas em movimento. E aqui estava a ligação à parte experimental que falava do fenómeno da difração da luz. Com os óculos mágicos da princesa, os óculos Chromadepth 3D, os alunos foram estimulados a fazer várias experiências que demonstraram que as cores podem criar o efeito 3D, um efeito de profundidade que na realidade não existe. Portanto, parece que, afinal, o nosso cérebro se deixa enganar.
 
Toda a atividade decorreu de forma entusiástica e mostrou que a biblioteca escolar também é um espaço de ciência. 
 
Agora é só esperar por janeiro e ver qual a próxima aventura literário-científica que vai pôr a Biblioteca a mexer!

Temos também propostas de leitura no nosso Stand das novidades e no Cantinho das comemorações e leituras.
 

Vem descobrir-nos!

Equipa de Saúde Escolar: Ações de Sensibilização para alunos

A importância do pequeno-almoço

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, realizaram-se uma série de palestras visando as turmas do 7º ano de escolaridade, sobre a importância desta refeição. A dietista Cidália Ponte, chegou mesmo a referir-se à mesma como devendo chamar-se de primeiro almoço, pois vai quebrar o jejum da noite, e deverá conter alimentos pertencentes ao grupo das frutas, dos cereais e dos lacticínios. Referiu ainda que, um bom pequeno-almoço propicia o aumento dos níveis de concentração e, consequentemente uma maior facilidade na aprendizagem. No entanto, e como a manhã é longa, para que os níveis de concentração se mantenham até à hora de almoço, os alunos deverão a meio da manhã consumir um "snack" saudável, que poderá consistir por exemplo num pacote de leite, um iogurte, três bolachas, uma peça de fruta, ou uma barrita de cereais de baixo teor de calorias. 

O consumo de bebidas energéticas

Realizaram-se também duas palestras, dirigidas a alunos do ensino secundário, sobre os problemas que poderão advir do consumo de bebidas energéticas. A Dra. Beatriz Amaral e a Dra. Cátia Gomes alertaram os alunos de que, o consumo deste tipo de bebidas apenas deverá ser feito aquando de exercício físico intenso que tenha a duração de pelo menos 1 hora. Nos restantes casos poderão ocorrer consequências para a saúde, que poderão mesmo ser agravadas se aquelas forem consumidas conjuntamente com bebidas alcoólicas. 


Comunicar em segurança

Os agentes da PSP-Escola Segura, realizaram ações de sensibilização sobre o uso da Internet para alunos do 8º ano. Alertaram para o facto de o mundo virtual ser diferente do mundo real e de, por vezes, os alunos exporem-se duma maneira que nunca se exporiam se não estivessem por detrás de um computador. Assim sendo, foram dados conselho fundamentais na escolha de passwords, na divulgação de dados pessoais, bem como nas compras online.
A todos os que colaboraram com a equipa de saúde escolar, professores, funcionários e os nossos convidados, o nosso muito obrigado.

 

Projetos com pinta para gente miúda




No dia 22 de outubro, concretizou-se uma aula sobre projetos de leitura para o primeiro ciclo, direcionada ao 12º ano do curso profissional de Técnico de Biblioteca Arquivo e Documentação (BAD). 

Foi um projeto desenvolvido em parceria com a Rede Regional de Bibliotecas Escolares, que permitiu às alunas alargarem o conhecimento sobre o assunto, e, consequentemente, o porem em prática no próximo período.

Teatro e o Dia Internacional para a Tolerância

A 16 de novembro comemora-se o Dia Internacional para a Tolerância, data instituída pela ONU. A escola celebrou a ocasião através de performances levadas a cabo pelos alunos de 7º ano, no espaço da biblioteca escolar. Os professores Maria Inês Marcelino e Gilberto Cardoso, juntamente com as suas turmas apresentaram uma sequência de quadros com representação, performance e coreografias de situações que visaram alertar o público convidado (alunos do 12º ano) para questões relacionadas com a tolerância e com a importância de se assinalar este dia e, ainda, para questões que se vivem na sociedade atual, como é o caso da aceitação dos refugiados do Norte de África e Médio Oriente. A disciplina de teatro cumpre, assim, a sua função de moldar o indivíduo quer ao nível do desenvolvimento pessoal, quer ao nível da sua inclusão na sociedade.