quarta-feira, 23 de abril de 2014

Alunos da ESDR Vencedores do “SPELLING BEE”


A Embaixada dos Estados Unidos em Portugal levou a cabo, no passado dia 4 de abril, no anfiteatro C, da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, um concurso denominado “Spelling Bee”, tendo os três primeiros lugares sido conquistados por 3 alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo. Esta iniciativa tem como objectivo ajudar os estudantes portugueses a melhorar as suas competências na língua Inglesa. Trata-se de um projecto que, de forma descontraída, permite aos participantes melhorar o vocabulário, aprender novos conceitos e desenvolver o uso correcto do Inglês, algo que os irá ajudar na vida futura.

O concurso, destinado a alunos dos 9.º e 10.º anos de escolaridade num máximo de 30 por escola, teve início às 9:30 horas e contou com a presença de 28 alunos da nossa escola, assim como de alunos de diversas escolas secundárias da ilha de S. Miguel – Escola Secundária Antero de Quental, Escola Secundária das Laranjeiras, Escola Secundária da Ribeira Grande e Escola Secundária de Lagoa.

Este concurso tem 2 fases distintas: uma primeira, escrita, durante a qual vinte palavras são ditadas, duas vezes cada, e com o tempo suficiente para os alunos as poderem escrever. Depois de apurados os 20 alunos com o melhor desempenho, passa-se à segunda fase – a fase oral. Nesta, a cada aluno(a) é ditada uma palavra para ele(a) a soletrar oralmente.  Os alunos que erram ficam automaticamente eliminados.  Aqueles que conseguem soletrar correctamente, voltam a soletrar até serem eliminados ou até se apurar os três finalistas.  Depois de apurados os 3 finalistas a prova continua nos mesmos moldes, a fim de se decidir os 1.º, 2.º e 3.º lugares. O grau de dificuldade e o número de sílabas das palavras vai aumentando à medida que se avança no concurso.
      
Os alunos da Domingos Rebelo tiveram uma prestação brilhante: dos 28 presentes, vários passaram à 2.ª fase juntamente com alunos de outras escolas, sendo os 3 finalistas todos alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo: 1.º lugar – António Ramos; 2.º Lugar – Lara Faustino; 3.º Lugar – João Pedro Rego. Estes alunos receberam um prémio, entregue pelo Cônsul dos Estados Unidos da América.
      
Tratou-se de uma iniciativa importante para os alunos presentes na medida em que tiveram oportunidade de aprender convivendo e divertindo-se. 
      
Os nossos parabéns a todos: organizadores, vencedores e participantes.     
      
Margarida Maia

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pessoal docente e não docente caminham juntos


Aproveitando a interrupção letiva da Páscoa, e pelo quarto ano consecutivo, a professora Cesária Magalhães com a colaboração do Conselho Executivo, organizou uma caminhada no dia 10 de abril, partindo da zona da Ribeira Funda, passando na praia da Viola e terminando na Maia. O percurso escolhido, com uma duração de 3:30h, foi adequado ao grupo, tendo-se efectuado algumas paragens para descanso e contemplação das magníficas paisagens. 

Esta iniciativa, que contou com 52 pessoas, de várias idades, teve como principais objetivos o convívio fora do espaço escolar entre os diversos elementos da comunidade educativa, assim como alertar para a importância de um estilo de vida saudável, que poderá ser feito, por exemplo, em trilhos existentes na Ilha, de beleza ímpar. 

As condições atmosféricas foram excelentes e a boa disposição esteve sempre presente ao longo de toda a caminhada assim como o espírito de interajuda. A atividade foi concluída com um almoço em São Brás, assistindo-se a uma confraternização calorosa entre os participantes. 

Venham mais iniciativas!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

2 de abril de 2014 dia da matemática

Realizou-se, no passado dia 2 de abril, mais um Dia da Matemática com a realização de duas atividades direccionadas para alunos do ensino secundário.

A primeira foi uma sessão dinamizada pelo Dr. Gualter Medeiros na qual se explorou e mostrou as capacidades da calculadora TI-NSIPRE na aprendizagem de conteúdos da disciplina.

Com uma vertente mais lúdica, mas tendo por base conhecimentos e conteúdos matemáticos, realizou-se um Peddy Paper Matemático. Neste, de uma forma divertida, os alunos tiveram oportunidade de aplicar e reconhecer a matemática em situações concretas do quotidiano.

domingo, 6 de abril de 2014

4ª Edição do Torneio de Badminton

Realizou-se no dia 3 e 4 de abril a 4ª edição do Torneio de Badminton que mobilizou um total de 156 alunos, dos quais 111 rapazes e 45 raparigas. 

Apesar do número elevado de alunos o torneio disputou-se em dois escalões por género, numa primeira fase em grupos para apuramento, e nas fases seguintes a eliminar, o que proporcionou a realização de 222 jogos no total. Estes jogos foram disputados em 6 minutos com exceção das finais que foram disputadas segundo as regras da modalidade. 

O número de participantes diminuiu ligeiramente em relação aos anos anteriores mas os professores do departamento de Educação Física consideraram que o nível do torneio, no que respeita à qualidade de jogo, subiu bastante, não só pela qualidade técnica dos participantes como também pela competitividade apresentada nos jogos.  

Alguns dos alunos que acompanharam o torneio, mas não participaram nele diretamente, foram chamados a colaborar na arbitragem cumprindo-se assim o objetivo pedagógico da atividade. 




[Momentos da final Jovens Masculinos]
[Momentos da final Seniores Femininos]

Resultados

Jovens femininos: 
  1. Sara Carvalho; 
  2. Filipa Paiva;
  3. Ana Arruda.

Jovens Masculinos: 
  1. Rodrigo Bettencourt;
  2. Filipe Melo;
  3. Rodrigo Viveiros.

Seniores Femininos: 
  1. Beatriz Dâmaso; 
  2. Carla Ponte; 
  3. Tânia Vasconcelos.

Seniores Masculinos: 
  1. Henrique Fonseca; 
  2. Paulo Moniz; 
  3. Bruno Melo.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

À descoberta da TI-Nspire" e "Brincando com a Matemática"

No âmbito do Plano Anual de Atividades da Escola, o grupo de docentes do Departa-mento de  Matemática e Expressões...
Ana Paula Fraga, Armando Branco, Edna Medeiros, Eduardo Medeiros, José Jacinto Silva, Lúcia Medina, Mário Jorge Cabral e Venília Amaral, organizaram uma conferência subordinada ao tema "À descoberta da TI-Nspire" proferida pelo doutor Gualter Medeiros e um Peddy Paper Matemático intitulado "Brincando com a Matemática".

As atividades realizaram-se no dia 2/4, durante toda a manhã e destinaram-se aos alunos do ensino secundário. 


A conferência teve por objetivo aprofundar o conhecimento das potencialidades da calculadora TI-Nspire na exploração dos conteúdos programáticos, levando os discentes a consciencializarem-se do contributo que podem dar na melhoria do seu desempenho escolar.

A pertinência do tema despertou uma enorme motivação, sendo visível o empenho e entusiasmo que os alunos demonstraram quando foram solicitados a interagirem com o orador, fazendo com que a sessão se tornasse muito ativa e dinâmica. Tendo em conta o “feedback” dado pelos participantes, os objetivos propostos foram plenamente atingidos.

Com a realização do Peddy Paper os professores responsá-veis tiveram como objetivos motivar os alunos para o estudo e aplicabilidade da matemática, assim como mostrar o seu caráter lúdico. Da atividade fizeram parte 19 equipas de 4 e 5 alunos do ensino secundário. Cada equipa resolveu cinco desafios, uns de caráter lúdico/prático e outros que envolviam a aplicação de conteúdos programáticos na resolução de problemas. Depois de concluídas as atividades, as equipas apresentavam-se ao júri, vestidas de acordo com as instruções dadas, procedendo-se à verificação do nível de execução das tarefas e cronometragem do tempo dispendido. Cada equipa recebeu um diploma de participação. É de salientar o enorme empenho, espírito de equipa, organização e disciplina demonstrados pelos alunos durante as atividades.


A pertinência das atividades que envolveram a cultura matemática e a relação entre esta e a vida real, bem como o entusiasmo que os alunos demonstraram em participar, revelam o interesse por este tipo de iniciativas, transformando a matemática atrativa, sempre numa perspetiva pedagógica e formativa. Atividades desta natureza devem continuar, pois são parte integrante de todo um processo de ensino aprendizagem.

Professora Lúcia Medina