quarta-feira, 23 de abril de 2014

Alunos da ESDR Vencedores do “SPELLING BEE”


A Embaixada dos Estados Unidos em Portugal levou a cabo, no passado dia 4 de abril, no anfiteatro C, da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, um concurso denominado “Spelling Bee”, tendo os três primeiros lugares sido conquistados por 3 alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo. Esta iniciativa tem como objectivo ajudar os estudantes portugueses a melhorar as suas competências na língua Inglesa. Trata-se de um projecto que, de forma descontraída, permite aos participantes melhorar o vocabulário, aprender novos conceitos e desenvolver o uso correcto do Inglês, algo que os irá ajudar na vida futura.

O concurso, destinado a alunos dos 9.º e 10.º anos de escolaridade num máximo de 30 por escola, teve início às 9:30 horas e contou com a presença de 28 alunos da nossa escola, assim como de alunos de diversas escolas secundárias da ilha de S. Miguel – Escola Secundária Antero de Quental, Escola Secundária das Laranjeiras, Escola Secundária da Ribeira Grande e Escola Secundária de Lagoa.

Este concurso tem 2 fases distintas: uma primeira, escrita, durante a qual vinte palavras são ditadas, duas vezes cada, e com o tempo suficiente para os alunos as poderem escrever. Depois de apurados os 20 alunos com o melhor desempenho, passa-se à segunda fase – a fase oral. Nesta, a cada aluno(a) é ditada uma palavra para ele(a) a soletrar oralmente.  Os alunos que erram ficam automaticamente eliminados.  Aqueles que conseguem soletrar correctamente, voltam a soletrar até serem eliminados ou até se apurar os três finalistas.  Depois de apurados os 3 finalistas a prova continua nos mesmos moldes, a fim de se decidir os 1.º, 2.º e 3.º lugares. O grau de dificuldade e o número de sílabas das palavras vai aumentando à medida que se avança no concurso.
      
Os alunos da Domingos Rebelo tiveram uma prestação brilhante: dos 28 presentes, vários passaram à 2.ª fase juntamente com alunos de outras escolas, sendo os 3 finalistas todos alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo: 1.º lugar – António Ramos; 2.º Lugar – Lara Faustino; 3.º Lugar – João Pedro Rego. Estes alunos receberam um prémio, entregue pelo Cônsul dos Estados Unidos da América.
      
Tratou-se de uma iniciativa importante para os alunos presentes na medida em que tiveram oportunidade de aprender convivendo e divertindo-se. 
      
Os nossos parabéns a todos: organizadores, vencedores e participantes.     
      
Margarida Maia

Sem comentários: