sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Afetividade e Sexualidade na adolescência

O auditório da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada foi palco de mais um momento de informação e formação de alunos da ESDR No dia doze de dezembro passado, realizou-se no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, pelas dez horas, uma conferência no âmbito do projeto “Saúde Escolar” do Plano Anual de Atividades da ESDR.

O público - a quem se destinava a conferência - seis turmas do 12º ano - foram acompanhados pelos respetivos diretores de turma, os professores: Jorgeana, Lima, Filomena Índio, Isabel Almada, Mário Jorge Cabral e Margarida Carreiro.
A conferência, que teve como tema “Afetividade/Sexualidade na adolescência”, foi proferida conjuntamente por dois enfermeiros do Projeto Arrisca, designadamente Claúdia Almeida e Diogo Babo. Após a exposição, considerada bastante esclarecedora, inclusive com a reprodução de testemunhos reais no que concerne a erros e más interpretações de alguns jovens face à sua sexualidade. Seguiu-se um momento de debate muito participativo, e, durante o qual se enfatizou sempre a importância da prevenção.

PREVENÇÃO esta que evitará diversos problemas que podem considerar-se facilmente ultrapassáveis e que muitas vezes não o são.

Há a salientar que ao longo da conferência se abordaram as diferentes vertentes que constituem a sexualidade, a saber: os métodos contracetivos – implicações e consequências, as doenças sexualmente transmissíveis - quais e como, o planeamento familiar tão importante e vital para a saúde particular ou pessoal de cada pessoa assim como para os que a rodeiam – familiares e mesmo a sociedade em geral.

Certo é que uma comunidade informada e que atua privilegiando o bem-estar físico e mental geral seguramente será uma sociedade melhor.
A informação passou e crê-se ficou retida nas mentes dos nossos alunos, tendo assim mais uma vez a escola proporcionado, como é seu dever, formação nos vários âmbitos que constituem o ser humano que se quer completo, rico e feliz.

Os Diretores de turma e o "Fora de Portas"

Sem comentários: