segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ESDR Apresenta Natal Ecológico

Cada vez é maior a preocupação das escolas com a sustentabilidade da Terra. A Escola Secundária Domingos Rebelo não é exceção e neste Natal, os professores do grupo de Educação Tecnológica, Fernanda Viveiros, Judite Amaral, Ana Maio, Sérgio Silva, Manuel Ruas, Mário Miranda e Celestina Monteiro, surpreenderam a comunidade escolar e meio envolvente com a decoração da escola, efetuada de forma inovadora a partir do exterior para o interior, maioritariamente com garrafas de plástico (pet), demonstrando que é possível reaproveitar materiais e transformá-los em bonitos objetos decorativos. Prova disso, é a emblemática árvore de Natal que se pode ver no exterior da escola, toda feita com garrafas pet. 

Foi evidente o espírito cívico com que professores e alunos desenvolveram os projetos, de forma a poupar o ambiente. A participação na angariação de garrafas de plástico (que foram muitas!) excedeu as expetativas, notando-se grande colaboração dos professores, não apenas do grupo de Educação Tecnológica, mas também de outras áreas curriculares, de pessoal não docente, de todos os alunos e seus familiares, destacando-se a efetiva articulação entre escola e família.  

O interior da ESDR foi decorado com muita imaginação e criatividade, exibindo peças bastante originais. Aproveitaram-se as garrafas na totalidade: as tampas coladas de forma estratégica, segundo as cores, originaram Pais Natais; dos fundos construíram-se grinaldas, bolas, suportes para castiçais e flores, para decorar e embelezar o interior da escola; o bucal das garrafas serviu para flores variadas, arranjos florais, suporte de velas e realização de sinos. Com cds, sem uso, construíram-se árvores de Natal inovadoras, que foram electrificadas; outros foram reaproveitados, cortados em pedaços e colados em estruturas de cartão formando estrelas cintilantes. 

O ambiente da escola recria, assim o tradicional brilho, alegria e beleza, típicos da quadra natalícia, comprovando que a partir de “lixo” se pode criar e decorar com gosto e a baixo custo! Os trabalhos mostram a capacidade de manuseamento de materiais, sensibilidade, interesse e desempenho artístico dos alunos da disciplina de Educação Tecnológica, que sob a orientação dos professores, desenvolveram a destreza manual, concentração e autonomia, imprescindíveis para o seu pleno crescimento pessoal. 

Sendo assim, a Escola Secundária Domingos Rebelo, como aliás se pode observar no exterior do recinto escolar, já está preparada para desejar a toda a comunidade escolar e seu meio envolvente “BOM NATAL E FELIZ ANO NOVO”! 

Sem comentários: