sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social

Decorreu no passado dia 11 de maio na Escola Secundária Domingos Rebelo um programa de sensibilização para a saúde, organizado pela Turma de Saúde e Socorrismo do 12º O, do Curso Tecnológico de Ação Social, sob orientação da professora Laura Moniz. 

Destinada a toda a comunidade escolar, esta ação esteve subordinada ao tema “Saúde”, na definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) : “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Neste sentido, os alunos construíram cartazes com mensagens alusivas aos problemas da saúde veiculando uma perspetiva positiva, construtiva e esclarecedora e prepararam conteúdos multimédia, nos diversos contextos da sociedade atual. No decorrer das ações desenvolvidas, foram abordados subtemas como o suporte básico de vida, a prevenção e tratamento de queimaduras superficiais em crianças, os primeiros socorros, entre outros temas incluídos nas apresentações gráficas e nas projeções de vídeo. 

O envolvimento de alunos e professores foi notório, o que comprova o reconhecimento geral do enorme espírito de equipa, empenho e criatividade revelados nos meses de preparação deste evento, e sobretudo nos dias que o precederam. Deve assinalar-se a forma como toda a turma se dedicou a este trabalho, desde a elaboração dos cartazes à interação com colegas e professores no decorrer do evento, sempre em sintonia com os princípios que decorrem da definição de Saúde dada pela OMS.

Das 8.30 horas às 13.30 horas foi possível participar num conjunto de atividades, dando cumprimento ao programa oportunamente divulgado: foi apresentado um pequeno “sketch”, encenado pelos alunos, com arranjos cénicos preparados nas aulas, representando uma situação de queimadura superficial numa criança e esclarecendo sobre as várias formas de prevenção e tratamento; teve lugar uma ação de prevenção e diagnóstico de saúde, através da medição da tensão arterial a alunos, professores e funcionários presentes, registada em fichas individuais; realizou-se uma demonstração do suporte básico de vida (levada a cabo por 3 alunas); houve projeção de videoclipes e uma exposição de cartazes alusivos e de malas de primeiros-socorros, concebidas propositadamente para o evento.

A atualidade do tema e a forma divertida como foi trabalhado contribuíram em muito para o êxito desta ação, sem que se descurasse a vertente formativa e informativa e os objetivos de sensibilização adequados a esta temática.

Sem comentários: