sexta-feira, 29 de junho de 2012

Educação Tecnológica - Exposição de trabalhos

Pelo segundo ano consecutivo, os docentes de Educação Tecnológica, da Escola Secundária Domingos Rebelo, expuseram de 4 a 11 de Junho de 2012, os trabalhos realizados pelos seus alunos do 7º, 8º e 9º ano, nas aulas de Educação Tecnológica. Nela se puderam apreciar as obras produzidas sob orientação dos professores, com vários materiais e a aplicação de técnicas diversificadas, fruto da imaginação, criatividade e espírito artístico dos alunos.
 
Todos os trabalhos apresentaram um denominador comum: a reutilização de objetos, sob o tema “A Política dos 4 R’s”. Promoveu-se a reutilização de materiais, desde garrafas pet (plástico), latas, cd´s, cartão, vidro, estanho, eps (esferovite) e tecido, embora se tenham também realizado trabalhos em tapeçaria. O resultado final traduziu-se em peças muito variadas: candeeiros, espanta espíritos, registo do Senhor Santo Cristo, tapetes de esmirna, almofadas e quadros em bordado bargello e em fada do lar, bases, cachecóis e sacolas em rabo de gato, objetos decorativos, pufes, molduras, malas, chinelos, sacolas e estojos em croché, que pela sua originalidade encantaram quem por lá passou.
Salienta-se o facto de nesta exposição estarem expostos, maioritariamente, os trabalhos dos alunos, realizados no 3º período. As exposições anteriores podem ser visualizadas no blogue desta escola, no youtube, acorestube, no Cartaz relativo à exposição de final de ano (engloba todos os trabalhos realizados ao longo do ano) e publicadas no jornal “Fora de Portas” (Açoriano Oriental).
 
A realização dos trabalhos foi orientada seguindo o lema antigo, mas atualmente tão pertinente: do velho se faz novo, ou seja, antes de deitar fora verificar se ainda se pode aproveitar. Com o desenvolvimento sustentável como pano de fundo, os professores de Educação Tecnológica procuraram sensibilizar os alunos para a poluição ambiental e paisagística, para a redução, reutilização, reciclagem e restauração de materiais e/ou objetos, alertando para a grande variedade de resíduos que podem ser facilmente reduzidos. O Ambiente agradece e o Planeta também. 


O grupo de docentes de Educação Tecnológica realçou, igualmente, nesta exposição, que por sermos ilhéus, a Açorianidade faz parte da nossa forma de ser e de estar no mundo, refletindo-se nas nossas atividades e influenciando a nossa produção de técnicas específicas, típicas da nossa Região Autónoma. A manutenção e o ensinamento dessas especificidades estão as nossas mãos, não as deixemos desaparecer para que as gerações futuras compreendam as suas origens e se orgulhem delas.

Sem comentários: