sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projeto “CREATURES OF THE UNDERWORLD”

“Creatures of the Underworld”, foi o tema escolhido para designar a atividade organizada pela docente da disciplina de Expressão Artística, Mª Gabriela Camacho e na qual a turma de oportunidades, o 8ºOPP, participou com todo o empenho e dedicação ao longo do 3º período. Este projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo em conjunto pelos alunos da turma, sob a orientação da docente, de forma a captar a magia e os sonhos num mundo de fantasia ao estilo do artista e cineasta Tim Burton.  

Esta atividade teve por objectivo cativar os alunos/as para o mundo da criatividade e também demonstrar o quão divertido pode ser o simples gesto de desenhar, pintar ou comunicar através da linha e do traço. Desta forma, podemos abrir as portas a muitas alunos/as no que respeita a um gosto possivelmente desconhecido até então. A ideia que se pretendia com a criação destes “pequenos seres” era que os alunos conseguissem desenvolver um mundo imaginário utilizando o mundo real e criarem ao mesmo tempo uma noção de ilusão de óptica de forma a que todos os que passem pelo corredor se sintam em contacto com o “mundo de fantasia”. Estas personagens foram criadas pelos alunos ao longo do 1º período depois de um estudo feito ao trabalho do artista e encenador Tim Burton, autor de muitos filmes mediáticos como “Beetlejuice”; “Eduardo Mãos de Tesoura”; “O Estranho Mundo de Jack”; “A Noiva Cadáver”; “Charlie e a Fábrica de Chocolate”; “Alice no País das Maravilhas”.
 Penso que em todos os sentidos o objetivo foi alcançado uma vez que não foram só os alunos que participaram, a reconhecer esse gosto pela “criação”, mas também todos aqueles (alunos, professores e funcionários) que iam presenciando o desenrolar deste projeto. Perante os resultados obtidos os alunos conseguiram demonstrar toda a prática adquirida em sala de aula ao longo dos dois primeiros períodos relativamente às seguintes unidades temáticas: Ilustração; Ilusão Óptica; Técnica do Preto e Branco; Pintura a guache.
No que diz respeito à orientação deste projeto sobre os alunos da referida turma, para além da docente da disciplina, os alunos tiveram ainda o acompanhamento da professora de História, Elisabete Negalha e Miriam Sebag às quais vai dirigido um agradecimento pela colaboração de ambas neste projeto.



Fotografia: Prof. Margarida Maia

Sem comentários: