sábado, 2 de junho de 2012

III Jornadas Luso-Alemãs

 
No passado dia 18 de maio, oito alunos do 10.º K e três alunos 12.º F, que frequentam a disciplina de Alemão do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades da Escola Secundária Domingos Rebelo, tiveram a oportunidade de participar nas III Jornadas Luso-Alemãs organizadas pelo Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores e pelo o Goethe Institut de Lisboa.

Estas jornadas tiveram, como as anteriores, o objetivo de promover a tomada de consciência da realidade sociocultural dos alunos, através da compreensão das influências da cultura alemã na cultura açoriana e contribuir para a construção da identidade pessoal e social dos alunos pelo confronto com outras realidades socioculturais.


Uma vez que, à tarde, se realizava na escola uma sessão de leitura orientada pelo professor universitário alemão e escritor de contos para jovens, Leo Thoma, os discentes apenas assistiram à abertura dos trabalhos e ao primeiro painel. Tanto os alunos como a docente de Alemão, Maria José Paiva, foram unânimes em considerar que as III Jornadas Luso-Alemãs foram uma experiência muito relevante, pois, para muitos alunos, foi a primeira vez que participaram num evento de natureza académica, além de terem aprofundado os seus conhecimentos sobre a cultura alemã.
Três alunos da disciplina de Alemão do 12.º F foram também convidados a participar no Workshop “O trabalho com Histórias”, destinado a professores de Alemão, orientado pelo professor e escritor, Leo Thoma.

Refira-se que esses alunos e outros três do 10.º K tinham aproveitado a oportunidade oferecida pelo Instituto Alemão para realizar os exames Start 2 e Start 1, respetivamente, na 5.ª feira, dia 17 de maio, obtendo a certificação de nível A2 e A1.
Em jeito de conclusão, podemos dizer que as III Jornadas Luso-Alemãs, proporcionaram aos alunos momentos de interação com a língua alemã muito importantes para o seu futuro enquanto alunos e enquanto pessoas.
Ponta Delgada, 25 maio
Maria José Paiva
Professora de Alemão das turmas 10.º K e 12.º F

Sem comentários: