sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projeto “CREATURES OF THE UNDERWORLD”

“Creatures of the Underworld”, foi o tema escolhido para designar a atividade organizada pela docente da disciplina de Expressão Artística, Mª Gabriela Camacho e na qual a turma de oportunidades, o 8ºOPP, participou com todo o empenho e dedicação ao longo do 3º período. Este projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo em conjunto pelos alunos da turma, sob a orientação da docente, de forma a captar a magia e os sonhos num mundo de fantasia ao estilo do artista e cineasta Tim Burton.  

Esta atividade teve por objectivo cativar os alunos/as para o mundo da criatividade e também demonstrar o quão divertido pode ser o simples gesto de desenhar, pintar ou comunicar através da linha e do traço. Desta forma, podemos abrir as portas a muitas alunos/as no que respeita a um gosto possivelmente desconhecido até então. A ideia que se pretendia com a criação destes “pequenos seres” era que os alunos conseguissem desenvolver um mundo imaginário utilizando o mundo real e criarem ao mesmo tempo uma noção de ilusão de óptica de forma a que todos os que passem pelo corredor se sintam em contacto com o “mundo de fantasia”. Estas personagens foram criadas pelos alunos ao longo do 1º período depois de um estudo feito ao trabalho do artista e encenador Tim Burton, autor de muitos filmes mediáticos como “Beetlejuice”; “Eduardo Mãos de Tesoura”; “O Estranho Mundo de Jack”; “A Noiva Cadáver”; “Charlie e a Fábrica de Chocolate”; “Alice no País das Maravilhas”.
 Penso que em todos os sentidos o objetivo foi alcançado uma vez que não foram só os alunos que participaram, a reconhecer esse gosto pela “criação”, mas também todos aqueles (alunos, professores e funcionários) que iam presenciando o desenrolar deste projeto. Perante os resultados obtidos os alunos conseguiram demonstrar toda a prática adquirida em sala de aula ao longo dos dois primeiros períodos relativamente às seguintes unidades temáticas: Ilustração; Ilusão Óptica; Técnica do Preto e Branco; Pintura a guache.
No que diz respeito à orientação deste projeto sobre os alunos da referida turma, para além da docente da disciplina, os alunos tiveram ainda o acompanhamento da professora de História, Elisabete Negalha e Miriam Sebag às quais vai dirigido um agradecimento pela colaboração de ambas neste projeto.



Fotografia: Prof. Margarida Maia

Educação Tecnológica - Exposição de trabalhos

Pelo segundo ano consecutivo, os docentes de Educação Tecnológica, da Escola Secundária Domingos Rebelo, expuseram de 4 a 11 de Junho de 2012, os trabalhos realizados pelos seus alunos do 7º, 8º e 9º ano, nas aulas de Educação Tecnológica. Nela se puderam apreciar as obras produzidas sob orientação dos professores, com vários materiais e a aplicação de técnicas diversificadas, fruto da imaginação, criatividade e espírito artístico dos alunos.
 
Todos os trabalhos apresentaram um denominador comum: a reutilização de objetos, sob o tema “A Política dos 4 R’s”. Promoveu-se a reutilização de materiais, desde garrafas pet (plástico), latas, cd´s, cartão, vidro, estanho, eps (esferovite) e tecido, embora se tenham também realizado trabalhos em tapeçaria. O resultado final traduziu-se em peças muito variadas: candeeiros, espanta espíritos, registo do Senhor Santo Cristo, tapetes de esmirna, almofadas e quadros em bordado bargello e em fada do lar, bases, cachecóis e sacolas em rabo de gato, objetos decorativos, pufes, molduras, malas, chinelos, sacolas e estojos em croché, que pela sua originalidade encantaram quem por lá passou.
Salienta-se o facto de nesta exposição estarem expostos, maioritariamente, os trabalhos dos alunos, realizados no 3º período. As exposições anteriores podem ser visualizadas no blogue desta escola, no youtube, acorestube, no Cartaz relativo à exposição de final de ano (engloba todos os trabalhos realizados ao longo do ano) e publicadas no jornal “Fora de Portas” (Açoriano Oriental).
 
A realização dos trabalhos foi orientada seguindo o lema antigo, mas atualmente tão pertinente: do velho se faz novo, ou seja, antes de deitar fora verificar se ainda se pode aproveitar. Com o desenvolvimento sustentável como pano de fundo, os professores de Educação Tecnológica procuraram sensibilizar os alunos para a poluição ambiental e paisagística, para a redução, reutilização, reciclagem e restauração de materiais e/ou objetos, alertando para a grande variedade de resíduos que podem ser facilmente reduzidos. O Ambiente agradece e o Planeta também. 


O grupo de docentes de Educação Tecnológica realçou, igualmente, nesta exposição, que por sermos ilhéus, a Açorianidade faz parte da nossa forma de ser e de estar no mundo, refletindo-se nas nossas atividades e influenciando a nossa produção de técnicas específicas, típicas da nossa Região Autónoma. A manutenção e o ensinamento dessas especificidades estão as nossas mãos, não as deixemos desaparecer para que as gerações futuras compreendam as suas origens e se orgulhem delas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social

Decorreu no passado dia 11 de maio na Escola Secundária Domingos Rebelo um programa de sensibilização para a saúde, organizado pela Turma de Saúde e Socorrismo do 12º O, do Curso Tecnológico de Ação Social, sob orientação da professora Laura Moniz. 

Destinada a toda a comunidade escolar, esta ação esteve subordinada ao tema “Saúde”, na definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) : “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Neste sentido, os alunos construíram cartazes com mensagens alusivas aos problemas da saúde veiculando uma perspetiva positiva, construtiva e esclarecedora e prepararam conteúdos multimédia, nos diversos contextos da sociedade atual. No decorrer das ações desenvolvidas, foram abordados subtemas como o suporte básico de vida, a prevenção e tratamento de queimaduras superficiais em crianças, os primeiros socorros, entre outros temas incluídos nas apresentações gráficas e nas projeções de vídeo. 

O envolvimento de alunos e professores foi notório, o que comprova o reconhecimento geral do enorme espírito de equipa, empenho e criatividade revelados nos meses de preparação deste evento, e sobretudo nos dias que o precederam. Deve assinalar-se a forma como toda a turma se dedicou a este trabalho, desde a elaboração dos cartazes à interação com colegas e professores no decorrer do evento, sempre em sintonia com os princípios que decorrem da definição de Saúde dada pela OMS.

Das 8.30 horas às 13.30 horas foi possível participar num conjunto de atividades, dando cumprimento ao programa oportunamente divulgado: foi apresentado um pequeno “sketch”, encenado pelos alunos, com arranjos cénicos preparados nas aulas, representando uma situação de queimadura superficial numa criança e esclarecendo sobre as várias formas de prevenção e tratamento; teve lugar uma ação de prevenção e diagnóstico de saúde, através da medição da tensão arterial a alunos, professores e funcionários presentes, registada em fichas individuais; realizou-se uma demonstração do suporte básico de vida (levada a cabo por 3 alunas); houve projeção de videoclipes e uma exposição de cartazes alusivos e de malas de primeiros-socorros, concebidas propositadamente para o evento.

A atualidade do tema e a forma divertida como foi trabalhado contribuíram em muito para o êxito desta ação, sem que se descurasse a vertente formativa e informativa e os objetivos de sensibilização adequados a esta temática.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Percurso Pedestre – Trilho do Agrião

O departamento de Educação Física desta escola finalizou o seu plano anual de atividades com um percurso pedestre entre a Lomba do Cavaleiro e a Ribeira Quente, no dia 14 de junho, entre as 8:30h e as 15:30h.
A atividade foi dirigida aos alunos do ensino básico e o percurso teve uma extensão aproximada de 6 Km, sendo o grupo constituído por 39 alunos e 7 professores de Educação Física.
As condições atmosféricas foram favoráveis à realização desta atividade, onde pudemos desfrutar de magníficas paisagens ao longo do trilho.
Os objetivos foram amplamente alcançados, nomeadamente a apropriação de hábitos de vida saudável, o contacto com a natureza e o convívio salutar entre todos os participantes.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Compal Air 3x3 Fase Nacional

Os alunos da ESDR Miguel Botelho, José Gabriel Mesquita, João Melo e Hugo Pereira, campeões da fase regional do torneio Compal Air, do escalão de iniciados, foram a Braga no passado fim de semana, 2 e 3 de junho, representar os Açores na fase final desta competição em que participam 15 equipas de diferentes regiões do país.
A equipa da ESDR terminou em 9° lugar, depois de no primeiro dia ter perdido com o primeiro e terceiro classificados, por apenas um ponto. A sorte não esteve, por isso, do nosso lado mas, ainda assim, realizaram-se bons jogos e a escola e a região ficaram bem representadas.


Futebol em Festa 2012

O acontecimento desportivo mais aguardado pelos nossos alunos, o torneio "Futebol em Festa", organizado pelo departamento de Educação Física da escola, voltou a acontecer neste ano letivo. Infelizmente para todos foi impossível usar o campo relvado do complexo desportivo do Lagedo, mas os espaços alternativos de relva sintética e o pavilhão Sidónio Serpa permitiram a realização do torneio sem quaisquer problemas. A julgar pela competitividade com que se disputaram os jogos e a emoção com que se comemoraram os golos acreditamos que todos esqueceram o espaço onde o "Torneio do relvado", como os alunos lhe chamam, foi realizado.

O torneio aconteceu nos dias 31 de maio e 1 de junho, estando o primeiro dia destinado aos rapazes do ensino básico e o segundo ao ensino secundário e às raparigas do ensino básico. Participaram, no total, 230 alunos, o que revela bem o interesse que os jovens têm pelo futebol e por esta competição em particular.

Resumo


Quadros de resultados

 3º Ciclo Feminino

 Secundário Feminino

 Secundário Masculino


Algumas fotos

 

sábado, 2 de junho de 2012

III Jornadas Luso-Alemãs

 
No passado dia 18 de maio, oito alunos do 10.º K e três alunos 12.º F, que frequentam a disciplina de Alemão do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades da Escola Secundária Domingos Rebelo, tiveram a oportunidade de participar nas III Jornadas Luso-Alemãs organizadas pelo Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores e pelo o Goethe Institut de Lisboa.

Estas jornadas tiveram, como as anteriores, o objetivo de promover a tomada de consciência da realidade sociocultural dos alunos, através da compreensão das influências da cultura alemã na cultura açoriana e contribuir para a construção da identidade pessoal e social dos alunos pelo confronto com outras realidades socioculturais.


Uma vez que, à tarde, se realizava na escola uma sessão de leitura orientada pelo professor universitário alemão e escritor de contos para jovens, Leo Thoma, os discentes apenas assistiram à abertura dos trabalhos e ao primeiro painel. Tanto os alunos como a docente de Alemão, Maria José Paiva, foram unânimes em considerar que as III Jornadas Luso-Alemãs foram uma experiência muito relevante, pois, para muitos alunos, foi a primeira vez que participaram num evento de natureza académica, além de terem aprofundado os seus conhecimentos sobre a cultura alemã.
Três alunos da disciplina de Alemão do 12.º F foram também convidados a participar no Workshop “O trabalho com Histórias”, destinado a professores de Alemão, orientado pelo professor e escritor, Leo Thoma.

Refira-se que esses alunos e outros três do 10.º K tinham aproveitado a oportunidade oferecida pelo Instituto Alemão para realizar os exames Start 2 e Start 1, respetivamente, na 5.ª feira, dia 17 de maio, obtendo a certificação de nível A2 e A1.
Em jeito de conclusão, podemos dizer que as III Jornadas Luso-Alemãs, proporcionaram aos alunos momentos de interação com a língua alemã muito importantes para o seu futuro enquanto alunos e enquanto pessoas.
Ponta Delgada, 25 maio
Maria José Paiva
Professora de Alemão das turmas 10.º K e 12.º F

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Assinatura do contrato da construção do corpo do auditório e requalificação do bloco sul

Notícia RTP Açores


No dia 31 de maio, teve lugar nas instalações desta Escola a assinatura do contrato da construção do corpo de auditório e requalificação do bloco sul, projeto da autoria do arquiteto Afonso Batista, pela Exma Srª Secretária da Educação e Formação e o consórcio Marques/Somague/Tecnovia Açores.que irá edificar a obra em causa.

Segundo a Presidente desta instituição esta obra resulta da contínua aposta na modernização e remodelação deste espaço escolar que irá colmatar graves lacunas existentes ao nível das infraestruturas e de falta de espaço.

Parafraseando a Presidente, Drª Helena Lourenço, "Hoje é um dia há muito aguardado, ficará certamente na história desta instituição chamada Domingos Rebelo".