terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Exposição de trabalhos de Educação Tecnológica 2011

A Escola Secundária Domingos Rebelo como instituição inteligente e o Grupo de Educação Tecnológica não deixaram, neste presente ano letivo 2011/2012, a tradição natalícia ficar à deriva.
Assim, em Dezembro, dinamizou-se junto dos alunos, uma Exposição Pedagógica dos trabalhos natalícios, organizada pelo grupo de Educação Tecnológica, com destaque para a participação de todos os alunos dos sétimos, oitavos e nonos anos, que demonstraram grande imaginação, criatividade, empenho e dedicação na realização desta iniciativa, demonstrando, desta forma, a assunção axiológica perante uma tradição tão pertinente.

Todas as atividades realizadas foram acompanhadas e desenvolvidas pelos Docentes da Disciplina: Judite Amaral, Fernanda Viveiros, Ana Maio, Sérgio Silva, Ana Isaías e Rute Antunes.
Todo o volitivo apresentado pelos alunos, permitiu neste diacrónico do primeiro período, um envolvimento de técnicas necessárias à elaboração dos trabalhos, nomeadamente: técnica do papel, aplicada em estrelas simples e em 3D, arranjos florais e árvores natalícias; técnica de reutilização de materiais reciclados (tais como árvores em garrafas de plástico, presépios em bobinas elétricas, jornais e revistas e construção de velas) e técnica de origamis (para a construção de polígonos estrelares). 




Os trabalhos expostos apresentaram grande qualidade e tiveram grande impacto pedagógico para toda a comunidade envolvente. Os alunos usaram e desenvolveram competências processuais, ao nível do manuseamento de materiais, responsabilidade, gestão de tempo e de higiene e segurança no trabalho, bem como competências cognitivas, tais como a concentração/atenção, autonomia e criatividade, estimulando o espírito crítico e a capacidade de resolução de problemas dos alunos. Visou-se a aplicação de conhecimentos técnicos e/ou tecnológicos, necessários para uma plena integração na vida do mundo atual e o despertar da sensibilidade e do espírito artístico dos alunos, importante para o seu completo desenvolvimento como pessoas preparadas para o exercício de uma cidadania ativa plena.


Sem comentários: