quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ESDR participa nas II Jornadas Luso-Alemãs

No passado dia 11 de Novembro, os alunos de Alemão do 11º H e 12º F, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades da Escola Secundária Domingos Rebelo, tiveram a oportunidade de participar nas II Jornadas Luso-Alemãs organizadas pelo Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores e pelo o Goethe Institut em  Portugal.
                 
Estas jornadas tiveram como objectivo proporcionar o contacto  e a interacção com a língua e cultura Alemã, promover a tomada de consciência da realidade sociocultural dos alunos, através da compreensão das influências da cultura alemã na cultura açoriana, contribuir para a construção da identidade pessoal e social dos alunos e desenvolver o gosto por actividades culturais.
    
Os discentes assistiram a diversas palestras proferidas pela representante do embaixador da Alemanha em Portugal, por docentes da Universidade dos Açores e palestrantes oriundos de quadros de Escolas Secundárias de S. Miguel, que ilustraram o relacionamento que se vem registando ao longo dos séculos entre Portugal e a Alemanha, destacando as inter-influências a nível cultural, científico e tecnológico e dando a conhecer a nossa História comum.
     
Estiveram, ainda, presentes nos painéis da tarde as turmas do 11º F e 12º D, acompanhadas pelos seus professores de Economia, Maria do Carmo Branco e Maria de Fátima Correia Brum. 
    
No final do evento, os alunos e a docente de Alemão, Maria José Paiva,  foram unânimes em considerar que as II Jornadas Luso-Alemãs tinham sido uma experiência muito positiva e relevante para a sua formação enquanto alunos do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, uma vez que contribuíram para o aprofundamento do conhecimento quer da cultura alemã, quer da realidade regional e de momentos da sua história. Os alunos apreciaram particularmente as comunicações apresentadas por alemães ou sobre personalidades alemãs conhecidas, considerando também muito positivo a sua participação num evento de natureza académica como foram as II Jornadas Luso-Alemãs.



Maria José Paiva
Professora de Alemão das turmas 11º H e 12ºF


Sem comentários: