quinta-feira, 24 de junho de 2010

9º C visita o Faial

Os alunos da turma C do 9º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo realizaram, entre os dias 7 e 11 de Junho, uma viagem de estudo às ilhas do Pico e Faial, acompanhados pelas professoras Elisabete Negalha, Orlanda Silva e Paula Mendes.

Esta viagem de final de ciclo foi o culminar de várias actividades de angariação de fundos desenvolvidas pelos alunos ao longo de três anos lectivos e teve como objectivos: promover a interligação/ interacção entre os saberes científicos e tecnológicos e os fenómenos naturais ilhéus; aprofundar conhecimentos sobre a geografia, a vulcanologia e a sismografia dos Açores, em particular das ilhas do Pico e Faial, assim como contribuir para a valorização do património natural e cultural, articulando conhecimentos históricos, culturais e científicos.

Durante a estadia na ilha do Pico, os alunos observaram a paisagem da cultura da vinha e visitaram locais como o Museu dos Baleeiros e o Museu do Vinho; fizeram também o percurso pedestre do Caminho dos Burros, que teve inicio no Planalto Central do Pico e terminou em São Miguel Arcanjo. No Faial, visitaram o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o Café Peter’s, a praia de Porto Pim e a Ponta da Espalamaca, de onde observaram a cidade da Horta.

No final da viagem, todos os envolvidos consideraram a visita bastante interessante pois permitiu-lhes ampliar os seus conhecimentos sobre o património cultural e natural açoriano, bem como geológico e biológico, num ambiente de grande descontracção e alegria, fortalecendo os laços entre alunos e entre estes e os professores.




Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: