quinta-feira, 24 de junho de 2010

Inauguração da pintura “ Os Imigrantes”

No passado dia 27 de Maio foi inaugurada na Escola a pintura intitulada “Os Iimigrantes”, um projecto da turma 11ºH no âmbito do Projecto Anual de Actividades do Departamento de Matemática e Expressões.

O projecto foi orientado pela docente da disciplina de Desenho A, Vera Máximo e apresentado pelos alunos Gonçalo Medeiros e Simão Cabral, representantes da turma que desenvolveu o projecto desde o início do ano lectivo.

A ideia de criar esta pintura baseia-se no quadro de Domingos Rebelo “Os Emigrantes” e pretende reflectir o fenómeno da imigração nos Açores. Desta forma, pretendeu-se retratar o intercâmbio cultural que esse fenómeno acarreta, no que respeita às várias vertentes socioculturais, nomeadamente usos, costumes e tradições entre os habitantes do nosso arquipélago e os imigrantes que hoje nos procuram numa era de globalização que é o século XXI.

Para a elaboração deste projecto houve uma colaboração com o Núcleo Educativo do Museu Carlos Machado com o fim de se analisar as obras “ Os Emigrantes” de Domingos Rebelo e “Os Regressantes” de Tomáz Borba Vieira. Também foram convidados à escola quatro imigrantes de nacionalidades diferentes – Ucraniana, Brasileira, Italiana e São-Tomense. Os três últimos vieram à escola através do Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante e os restantes através de convite directo.

Este contacto permitiu aos alunos conhecer melhores aspectos variados da cultura e vivência quotidianas dos quatro países, a fim de conseguirem transmitir para a pintura os aspectos mais significativos.

Em simultâneo, este projecto teve o intuito de homenagear o patrono da escola, o pintor Domingos Rebelo, pelo que foi iniciada propositadamente no dia 3 de Dezembro, dia em que se comemora o aniversário do nascimento do pintor. A pintura foi concebida e executada pelos alunos do 11ºH, Beatriz Brum, Bruno Costa, Diogo Cordeiro, Gonçalo Medeiros, Hugo Medeiros, João Tavares, João Cordeiro, Nuno Pires, Rogério Mota Rosália Matos, Simão Cabral, Sofia Pacheco, Tiago Camilo e Vasco Melo.

Há que realçar que no início da pintura houve a colaboração de alguns alunos do 9ºAno, nomeadamente, da turma A (Ana Rita Reis); da turma C (Maria Leonor Bento, Hugo Fernandes e Ana Maria teixeira); 9ª G (Ana Raposo e Vítor Teixeira) e 9ºJ (Tatiana Fonseca) e de 2 dos imigrantes convidados.

A iconografia desta pintura reflecte a experiência adquirida pelos alunos ao longo deste projecto, proveniente do contacto directo com os imigrantes. Tratou-se de um projecto inovador, com um carácter bastante pedagógico e que ficará para sempre registado na memória dos alunos e da própria escola.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: