terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sessão de Coastwatch – Escola Secundária Domingos Rebelo

No passado dia 12 e 13 de Novembro, o Professor José Cabral, conjuntamente com a sua turma do 11º J do Curso de Ordenamento do Território e Ambiente da Escola Secundária Domingos Rebelo participou no Projecto Coastwatch, em colaboração com o Professor Paulo Garcia da Ecoteca de Ponta Delgada e os Amigos dos Açores – Associação Ecológica (Coordenadores do projecto a nível ilha).
O Projecto Coastwatch surgiu na Irlanda em 1988 e é desenvolvido actualmente em 23 países da Europa, entre os quais Portugal. Este Projecto é coordenado a nível nacional pelo GEOTA – Grupo de Estudo de Ordenamento do Território e Ambiente e consiste na caracterização ambiental da faixa costeira através do preenchimento de um questionário disponível em (http://www.amigosdosacores.pt.vu/).
A área de acção escolhida para desenvolver este projecto foi a Rocha da Relva, uma pequena fajã detrítica, localizada na freguesia da Relva, concelho de Ponta Delgada.
Ao longo do percurso os alunos constataram que os maiores problemas desta área prendem-se com a acessibilidade, feita a pé ou com os chamados “táxis” ou “Mercedes de Orelhas” (futuramente consta um projecto da criação de um pequeno porto, com vista a melhorar esta situação), com a segurança das construções, devido às condicionantes morfológicas do local como a instabilidade das falésias e a proximidade das casas ao mar (de 7 em 7 anos aproximadamente o mar “invade” as habitações provocando inúmeros estragos) e com os resíduos sólidos “lixo” deixados por alguns habitantes ou veraneantes que por lá passam. A maioria dos resíduos são detritos de construção e resíduos domésticos como embalagens de bebidas.
Apesar de não constar no Projecto os alunos recolheram alguns resíduos com vista a deixar o litoral limpo.
Este projecto revela-se como uma importante ferramenta de ordenamento do território na medida em que permite estudar a situação ambiental do litoral, conhecer os impactes da acção humana na faixa costeira, assim como uma poderosa ferramenta pedagógica, permitindo o desenvolvimento de competências como observação, organização, análise crítica e consciência ambiental.

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