O dia da Escola e do seu Patrono, que se assinala no dia 3 de Dezembro, foi este ano comemorado no dia 5 de Dezembro. Assim, na passada segunda-feira, realizaram-se várias atividades das quais se destacam a exposição "Domingos Rebêlo 120 anos" e a cerimónia de entrega de prémios de mérito aos melhores alunos do ano letivo 2010-2011 que contaram com a presença do neto do pintor Domingos Rebêlo. Jorge Rebêlo proferiu ainda uma palestra intitulada "Do Século XX ao século XXI. A Atualidade de Domingos Rebêlo". As restantes atividades que aconteceram durante o dia foram de caráter variado e representaram todos os departamentos da escola: atividades desportivas; oficina de artes; museu móvel; conferências e pedipaper.
Blogue para discussão de assuntos relacionados com a educação e a nossa comunidade educativa.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
ESDR participa nas II Jornadas Luso-Alemãs
No passado dia 11 de Novembro, os alunos de Alemão do 11º H e 12º F, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades da Escola Secundária Domingos Rebelo, tiveram a oportunidade de participar nas II Jornadas Luso-Alemãs organizadas pelo Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores e pelo o Goethe Institut em Portugal.
Estas jornadas tiveram como objectivo proporcionar o contacto e a interacção com a língua e cultura Alemã, promover a tomada de consciência da realidade sociocultural dos alunos, através da compreensão das influências da cultura alemã na cultura açoriana, contribuir para a construção da identidade pessoal e social dos alunos e desenvolver o gosto por actividades culturais.
Os discentes assistiram a diversas palestras proferidas pela representante do embaixador da Alemanha em Portugal, por docentes da Universidade dos Açores e palestrantes oriundos de quadros de Escolas Secundárias de S. Miguel, que ilustraram o relacionamento que se vem registando ao longo dos séculos entre Portugal e a Alemanha, destacando as inter-influências a nível cultural, científico e tecnológico e dando a conhecer a nossa História comum.
Estiveram, ainda, presentes nos painéis da tarde as turmas do 11º F e 12º D, acompanhadas pelos seus professores de Economia, Maria do Carmo Branco e Maria de Fátima Correia Brum.
No final do evento, os alunos e a docente de Alemão, Maria José Paiva, foram unânimes em considerar que as II Jornadas Luso-Alemãs tinham sido uma experiência muito positiva e relevante para a sua formação enquanto alunos do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, uma vez que contribuíram para o aprofundamento do conhecimento quer da cultura alemã, quer da realidade regional e de momentos da sua história. Os alunos apreciaram particularmente as comunicações apresentadas por alemães ou sobre personalidades alemãs conhecidas, considerando também muito positivo a sua participação num evento de natureza académica como foram as II Jornadas Luso-Alemãs.
Maria José Paiva
Professora de Alemão das turmas 11º H e 12ºF
Maria José Paiva
Professora de Alemão das turmas 11º H e 12ºF
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
1º Corta-mato Escolar ESDR
No dia 23 de Novembro de 2011 realizou-se no Jardim António Borges o I Corta-Mato Escolar da Escola Secundária Domingos Rebelo, com a participação de 182 alunos em diversos escalões/sexo.
Na sequência dos resultados desta prova, os primeiros seis alunos de cada escalão/sexo participarão na Fase de Ilha com outras escolas de modo a seleccionar os melhores alunos para a Fase Regional e posteriormente apurar os representantes da Região Autónoma dos Açores na Fase Nacional.
Os alunos da ESDR que participarão no Corta-Mato de Ilha são:
Infantis B Femininos: Letícia Câmara (7ºB), Natacha Chaves (7ºB), Inês Santos (7ºA), Ana Ponte (7ºI), Mariana Borges (7ºA) e Júlia Carreiro (7ºD).
Infantis B Masculinos: Bruno Martins (7ºG), Filipe Melo (7ºA), Michael Coelho (7ºG), Rodrigo Bettencourt (7ºB), Miguel Machado (7ºD) e Miguel Carreiro (7ºA).
Iniciados Femininos: Rita Couto (8ºA), Sara Vieira (8ºA), Sara Silva (9ºC), Ana Câmara (9ºD), Daniela Freitas (9ºF) e Maria Salgadinho (7ºK).
Iniciados Masculinos: João Pessanha (8ºB), Rodrigo Costa (8ºC), André Gonzaga (8ºE), Miguel Cabral (8ºB), André Sousa (8ºH) e Milton Leite (7ºG).
Juvenis Femininos: Cláudia Vieira (8ºE), Daniela Pereira (9ºC), Ana Andrade (11ºJ), Daniela Tavares (11ºD), Adriana Baptista (9ºD) e Ana Salgueiro (9ºF).
Juvenis Masculinos: Frederico Pacheco (8ºE), Sandro Vieira (10ºJ), Rúben Janeiro (9ºD), Nuno Tavares (10ºG), Miguel Couto (11ºA) e João Resendes (10ºC).
Juniores Femininos: Bibiana Vultão (11ºJ), Sandra Bergantin (COZ), Ana Sousa (11ºL), Brenda Almeida (11ºM) e Cátia Dâmaso (COZ).
Juniores Masculinos: Pedro Sousa (11ºE), Tiago Camilo (12ºG), Eduardo Freitas (10ºJ), Jorge Arruda (11ºL), Cláudio Oliveira (12ºL) e Paulo Moniz (9ºG).
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Estudo dos ecossistemas no Jardim António Borges
Este jardim romântico é um dos maiores e mais luxuriantes espaços verdes de Ponta Delgada.
António Borges Medeiros foi um botânico amador do século XIX que se interessou pela introdução de novas espécies na ilha. A sua propriedade tornou-se um jardim extremamente rico e interessante, oferecendo a oportunidade de belos passeios aos amantes da natureza. Os objetivos foram:
António Borges Medeiros foi um botânico amador do século XIX que se interessou pela introdução de novas espécies na ilha. A sua propriedade tornou-se um jardim extremamente rico e interessante, oferecendo a oportunidade de belos passeios aos amantes da natureza. Os objetivos foram:
- Conhecer a Natureza e os ecossistemas no seu contexto real;
- Identificaros principais fatores físico-químicos componentes dos ambientes visitados; Identificarosdiferentes seres vivos observados emcada ambiente;
- Desenvolveramotivaçãopara a proteção e conservação da natureza;
- Compreender a importância das áreas protegidas e incrementar o gosto e o respeito pela natureza.
PROF. CÉLIA FIGUEIREDO
Comemoração do Dia Mundial do Animal
No dia 30 de setembro, pelas 10h e 15m, na Escola Secundária Domingos Rebelo, antecipou-se a comemoração do dia mundial do animal: 4 de outubro - em homenagem a SãoFrancisco de Assis - coma presença da Associação Açoriana de Proteção dos Animais.
A atividade teve como principais objetivos chamar a atenção para os maus-tratos e abandono dos animais, apelar à adoção de animais abandonados e obter famílias de acolhimento temporário. No final da sessão, foi com enorme entusiasmo que os alunos das turmas A, D, E e G do 8º ano ofereceram donativos monetários e outros à associação
que agradeceu mais esse contributo. Adote um amigo ou seja família de acolhimento temporário, contacte: apacores@gmail.com ou 961 30 12 76 Consulte o site para a adoção.
RITA CORREIA
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
IV Torneio Convívio da Administração Pública
Nos dias 22 e 29 de Outubro de 2011 realizou-se no Complexo Desportivo das Laranjeiras o IV Torneio Convívio da Administração Pública, com a participação de 14 equipas, entre as quais uma equipa de professores desta escola.
Na sequência dos resultados dos jogos de Voleibol disputados, a escola Secundária Domingos Rebelo classificou-se em 3º lugar, tendo o professor José Olivério sido eleito o jogador revelação do torneio.
No conjunto das duas participações, Voleibol e Futebol, a Escola foi classificada em 1º lugar do torneio.
Na sequência dos resultados dos jogos de Voleibol disputados, a escola Secundária Domingos Rebelo classificou-se em 3º lugar, tendo o professor José Olivério sido eleito o jogador revelação do torneio.
No conjunto das duas participações, Voleibol e Futebol, a Escola foi classificada em 1º lugar do torneio.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Cooper Moore e Michael Wimberly na ESDR
Compreender sem teorização…
Aproveitando a participação de Cooper Moore e Michael Wimberly no Festival de Jazz dos Açores - 2011, as professoras de Inglês Margarida Maia Costa e Lurdes Tomás proporcionaram ao 11º B e 11º C um momento que, certamente, ficará na memória daqueles que tiveram o privilégio de estar presentes no encontro/aula que decorreu entre os músicos, compositores e construtores de instrumentos musicais (o primeiro, originário da Virgínia, o segundo, do Ohio, mas ambos a viver em Nova Iorque), no dia vinte e sete de outubro.
Descrever o que nesse encontro aconteceu é repensar um conjunto de preconceitos cada vez mais enraizados na prática letiva (a necessidade de serem utilizados muitos materiais, a informática ser uma ferramenta fundamental para que os alunos se motivem para a aprendizagem, …). Efetivamente, Moore e Wimberly apenas utilizaram instrumentos de aprendizagem rudimentares – o corpo, a voz, elementos do público, um quadro negro e giz que, devido à humidade ou ao calor – humano e climático –, do dia e do momento, teimava em partir-se. Depois, é olhar para o que aconteceu e perceber que houve uma real aprendizagem, no sentido em que “conteúdos” de áreas diversas convergiam para a compreensão da música como linguagem universal – da arte dramática (o riso e o choro confrontaram-se na verdade e na mentira da transmissão do sentimento), da linguística (os sons vocálicos como essenciais para a marcação da musicalidade da palavra e esta, no seu todo, como matéria de trabalho para a construção de sentido dentro da frase; a frase como “diamante” a ser delapidado por forma a descobrir a forma perfeita para o que se quer transmitir - prosódia, portanto). Uma frase tão simples como “Are you ok?” assumiu tal sonoridade que, a determinada altura, se transformou num verso da música “soul”. Mas também concorreram a Geometria e as referências a Pitágoras, a Álgebra e a Aritmética para que conceitos como ritmo e harmonia, fundamentais na composição, se introduzissem no diálogo.
Teoria sem teorização. Espantoso. Tudo isso acompanhado de exercícios extremamente simples que envolviam o conhecimento que os participantes tinham do próprio corpo como instrumento musical (as mãos, os pés, as coxas ou o peito serviram como instrumentos de percussão, de marcação de ritmo, de criação de harmonia, de composição). Por outro lado, a música tem uma linguagem simbólica própria, a do solfejo, daí se ter visto a palavra ou a frase transformadas em colcheias e semi-colcheias; uma canção popular e infantil (“Atirei o pau ao gato”), traduzida para inglês e entoada com os mesmos timbre e tom da original, mas também introduzindo variação e improvisação, cantando-a de forma triste ou bélica.
Se o conhecimento é transversal e transdisciplinar, o encontro/aula com Cooper Moore e Michael Wimberly foi, sem dúvida, um ótimo exemplo, não fossem eles exímios criadores e comunicadores de emoções.
Foi um privilégio!
Foi um privilégio!
Pedro Medeiros, professor de Português
Subscrever:
Mensagens (Atom)