quarta-feira, 3 de junho de 2015

Campanha: “Antes de me discriminares, conhece-me!”

Na Escola Secundária Domingos Rebelo, decorreu a Campanha "Antes de me discriminares, conhece-me!”, com a apresentação do concurso 'ArtIsocial”, dirigido a jovens até 30 anos.

Nos passados dias 27 e 28 de abril, a Escola Secundária Domingos Rebelo contou com a presença da campanha "Antes de me discriminares, conhece-me!”. A Campanha foi desenvolvida pela Novo Dia, Associação para a Inclusão Social numa parceria com o Governo Regional dos Açores (Direção Regional da Juventude, a Direção Regional da Solidariedade Social e a Direção Regional da Educação), que tem como público-alvo os(as) jovens estudantes do ensino secundário e profissional dos Açores.

No átrio da escola funcionou o espaço da igualdade, um espaço expositivo para toda a escola e que, durante as aulas, recebeu várias turmas participantes em várias atividades (jogo de grupo de desconstrução de estereótipos; vídeos e músicas; peddy paper, etc...). Nestes dias também se realizaram várias ações de sensibilização dinâmicas nas aulas de Cidadania das turmas do ensino básico. 

A edição de 2014 do projeto "Antes de me discriminares, conhece-me!" propõe-se articular a luta contra as discriminações e a violência doméstica, com a intervenção social através da arte, através de vários eventos e atividades, que permitirão também aprofundar o conhecimento dos/as jovens e dos/as que ocupam um papel fundamental na sua formação e integração social, sobre o princípio da igualdade. 

 Além de informar, consideramos relevante estimular os/as jovens à participação livre e ao exercício de uma cidadania ativa, promovendo o combate à violência doméstica, e, desmistificando preconceitos, estereótipos e representações sobre o género, a idade, a orientação sexual, a etnia e a deficiência, tendo como base o Princípio da Igualdade previsto no Artigo 13 da Constituição da República Portuguesa. " 

No dia 28 de abril, pelas 11h00, o Governo dos Açores, através das direções regionais da Solidariedade Social, da Educação e da Juventude, em parceria com o CIPA - Novo Dia, apresentou na nossa escola, a segunda edição do concurso 'ArtIsocial', inserido no projeto 'Antes de me Discriminares, Conhece-me'. Este concurso, dirigido aos jovens até 30 anos, visa estimular o uso da criatividade e da expressão artística como ferramentas de combate das desigualdades, das múltiplas discriminações e da violência doméstica, através de áreas artísticas, como as Artes Plásticas (pintura, desenho, banda-desenhada ou cartaz), Literatura e Fotografia.

Coordenadora de Cidadania: Anita Vilela

Sem comentários: