quarta-feira, 3 de junho de 2015

Alunos Cientistas por um dia

Realizaram-se em 17 e 18 de Março, na Escola Secundária Domingos Rebelo e Universidade dos Açores, as "Masterclasses de Física de Partículas - ser cientista por um dia ... com as mãos nas partículas". Nesta terceira edição nos Açores, que contou com a presença do Professor Pedro Abreu, do LIP que apresentou, no auditório da nossa escola, no final do dia 17, uma comunicação dirigida aos alunos participantes acerca do universo e sua evolução, e também da cientista micaelense, do LIP, Luísa Arruda, que apresentou aos alunos a física de partículas de forma muito interessante, participaram alunos das escolas de Ponta Delgada, acompanhados pelos seus professores de física/física e química.


Durante a manhã do dia 18 os alunos analisaram resultados de experiências realizadas no CERN, tendo em vista identificar partículas, através dos rastos deixados nos detetores deste grande laboratório europeu.

À tarde os alunos participaram numa videoconferência, muito interessante, com escolas de outros países, nomeadamente Alemanha, França e Polónia, e o CERN.


Os alunos aproveitaram a oportunidade para esclarecer algumas das suas dúvidas e preocupações científicas com cientistas de renome internacional, numa conversa informal muito interessante.

Uma artigo do Projeto "Fora de Portas"

Sem comentários: