quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dia Mundial do Teatro 27 de março de 2014

A equipa da biblioteca, em conjugação com o Departamento de Línguas Românicas, celebrou o Dia Mundial do Teatro que se assinalou pela representação em fantoches da peça Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro. A turma H do 12º ano envolveu-se intensamente na produção deste trabalho de encenação teatral, tendo sido orientada, ao nível da leitura, de atores e representação final, pelo professor Pedro Medeiros. A ideia de utilizar o fantoche como recurso teatral partiu da professora Vera Máximo, que, nas aulas de Desenho, explicou a técnica e a conceção deste tipo de figura.

A encenação da peça foi vista por todas as turmas do 12º ano, o que se revelou num ato de profunda aprendizagem, por se tratar de um conteúdo da disciplina de Português.

O Dia Mundial do Teatro contou também com uma conferência dinamizada pelo ator e cenógrafo Armando Moreira, que, perante uma plateia de jovens do ensino secundário, se referiu à importância do teatro, da escrita e da arte. Entusiasmou os alunos com vista à aprendizagem da voz, da dicção e do gosto pela palavra. De forma contagiante, o conferencista cativou os alunos, mostrando-lhes que o teatro, os atores e os homens de cultura sabem comunicar, trabalham intensamente a palavra e os gestos, conseguem exprimir-se e que essa capacidade é determinante na vida das pessoas e as torna mais felizes.

A afeição pelo teatro será ainda marcada este ano letivo pela encenação da peça Mónim dum Corisco, de Onésimo Teotónio de Almeida, que está a ser ensaiada pela professora Isaura Pereira a apresentar no final de maio.



Professoras: Ana Serpa/ Graciete Peixoto

Sem comentários: