sábado, 28 de abril de 2012

Olimpíadas Portuguesas de Física nos Açores

Realizou-se a 28 de abril a fase regional das Olimpíadas Portuguesas de Física (OPF), na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada onde participaram cerca de 60 alunos do 9º e 11º anos de Santa Maria, S. Miguel, Terceira, Graciosa, S. Jorge e Pico.
Dando continuidade às Olimpíadas Açorianas de Física 2012, foi, no entanto, um ano especial, pois as provas decorreram, pela primeira vez em Ponta Delgada e Funchal, em simultâneo com o resto do país, ficando os alunos ilhéus em pé de igualdade com os continentais.

Esta atividade só foi possível graças ao excelente apoio de entidades regionais como a Direção Regional de Educação e Formação, Direção Regional de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Universidade dos Açores, através do seu Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento, e Escola Básica e Integrada de Arrifes.


As provas decorreram em ambiente de grande entusiasmo, já evidente no jantar organizado pela EBI de Arrifes, onde estiveram presentes os alunos e professores das outras ilhas, que pernoitaram na Pousada da Juventude de Ponta Delgada. A este convívio juntou-se a Comissão Organizadora.

Os três primeiros classificados de cada escalão (3 alunos do escalão A e 3 alunos do escalão B) deslocar-se-ão a Lisboa, a fim de participarem, nos dias 8 e 9 de junho, na fase nacional das Olimpíadas Portuguesas de Física. Os premiados, nos Açores, no escalão A (9º ano) foram o grupo da E. S. das Laranjeiras, Ponta Delgada, em segundo lugar, a ESDR, Ponta Delgada, e o terceiro lugar foi para a E. B. S. da Graciosa. No escalão B (11º ano), onde a prestação é individual, os premiados foram Henrique Ferreira da ESDR, Adriana Silva da Escola Secundária Antero de Quental e Joana Lima, da ESDR.

Desses alunos, o grupo que ganhou a medalha de ouro do escalão A e os três medalhados do escalão B vão participar em Lisboa, a 8 e 9 de junho, na prova nacional da Olimpíadas, podendo ser selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Física que decorrerão em julho de 2013 na Dinamarca e nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física a decorrer em setembro de 2013 no Paraguai.


Os Açores orgulham-se de ter tido, ao longo dos vários anos, medalhados nas Olimpíadas Nacionais, estando neste momento o Ricardo Cabral, da ESAQ, mas que concorreu como aluno da ESDR, a fazer a sua preparação para a fase internacional destas olimpíadas 2012 que este ano terão lugar na Estónia e em Granada.


Bronze

Prata

Ouro

Beatriz Cachim, Escola Secundária Domingos Rebelo
Conceição Abreu, Sociedade Portuguesa de Física

Sem comentários: