quinta-feira, 24 de junho de 2010

9º C visita o Faial

Os alunos da turma C do 9º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo realizaram, entre os dias 7 e 11 de Junho, uma viagem de estudo às ilhas do Pico e Faial, acompanhados pelas professoras Elisabete Negalha, Orlanda Silva e Paula Mendes.

Esta viagem de final de ciclo foi o culminar de várias actividades de angariação de fundos desenvolvidas pelos alunos ao longo de três anos lectivos e teve como objectivos: promover a interligação/ interacção entre os saberes científicos e tecnológicos e os fenómenos naturais ilhéus; aprofundar conhecimentos sobre a geografia, a vulcanologia e a sismografia dos Açores, em particular das ilhas do Pico e Faial, assim como contribuir para a valorização do património natural e cultural, articulando conhecimentos históricos, culturais e científicos.

Durante a estadia na ilha do Pico, os alunos observaram a paisagem da cultura da vinha e visitaram locais como o Museu dos Baleeiros e o Museu do Vinho; fizeram também o percurso pedestre do Caminho dos Burros, que teve inicio no Planalto Central do Pico e terminou em São Miguel Arcanjo. No Faial, visitaram o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o Café Peter’s, a praia de Porto Pim e a Ponta da Espalamaca, de onde observaram a cidade da Horta.

No final da viagem, todos os envolvidos consideraram a visita bastante interessante pois permitiu-lhes ampliar os seus conhecimentos sobre o património cultural e natural açoriano, bem como geológico e biológico, num ambiente de grande descontracção e alegria, fortalecendo os laços entre alunos e entre estes e os professores.




Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Visita de estudo da turma 1OP3B ao Centro de Vulcanologia e Avaliação de Risco Geológicos

A turma 1OP3B visitou no dia 30 de Abril o CVARG - Centro de Vulcanologia e Avaliação de Risco Geológicos, no âmbito da disciplina de Ciências Físicas e Naturais e foram acompanhados pelas professoras Cristina Carvalho e Nélia Rosa. O grupo foi recebido pelo técnico Rogério Sousa que explicou os vários aspectos relacionados com o funcionamento do centro, nomeadamente o tipo de estações existentes, o processamento dos dados e a sensibilidade do sismómetro. Os alunos foram também confrontados com dois exemplos práticos: o sismo no Faial em 1998 e outro com a mesma magnitude no ilhéu das Formigas, dando ênfase à diferença existente no que concerne a intensidade e a magnitude de um sismo.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

8º I encerra o ano lectivo

Os professores de Educação Visual e de Geografia organizaram duas actividades de encerramento do ano lectivo 2009/2010 na turma I do 8º ano que se realizaram no dia 12 de Junho de 2010. A ideia surgiu depois de várias conversas com os alunos da turma e teve como objectivo desenvolver um convívio entre os vários elementos que constituem a comunidade escolar.

As actividades iniciaram-se por volta das 9:30h, junto à escola que foi o ponto de partida para o Pedypapper que percorreu algumas das principais fachadas de Ponta Delgada. Por volta das 12:00h o grupo almoçou na área de restauração do centro comercial Parque Atlântico. Às 14:00h tiveram início os jogos de PaintBall urbano que se realizaram nas ruínas da antiga fábrica de lacticínios de santa Clara. Terminados os jogos de Paintball por volta das 17:00h foram dadas por encerradas as actividades.

Estas duas actividades tiveram como principal objectivo desenvolver um conjunto de competências trabalhadas e aplicadas nas duas disciplinas, desenvolver atitudes de entreajuda e trabalho de equipa; promover a relação entre os vários elementos da comunidade escolar; desenvolver e promover o conhecimento profundo das áreas de interacção e vivencias dos alunos; promover a qualidade educativa e o sucesso escolar e promover a integração social dos alunos.

De salientar ainda, que para a concretização das actividades foi preciosa a colaboração de alguns Encarregados de Educação que participaram activamente durante todo o dia de convívio.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Visita de Estudo à Nutrimetics SPA

No passado dia 14 de Maio, os alunos da turma de Oportunidade 3A da Escola Secundária Domingos Rebelo, sob a coordenação da docente Mª Ivone Monteiro e o apoio da directora de turma Orlanda Carneiro e da docente Lígia Fonseca realizaram uma visita de estudo à Nutrimetics SPA . Esta visita de estudo enquadrou-se na temática “A inserção na vida activa” (Língua Portuguesa/ Formação Pessoal e Social e Área Vocacional), no âmbito do curso de Oportunidade, como despiste vocacional, dando a conhecer aos alunos o leque de profissões existentes na sua área de residência. Os docentes intervenientes motivaram os alunos através da pesquisa e elaboração de um questionário. A visita decorreu conforme o previsto.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Inauguração da pintura “ Os Imigrantes”

No passado dia 27 de Maio foi inaugurada na Escola a pintura intitulada “Os Iimigrantes”, um projecto da turma 11ºH no âmbito do Projecto Anual de Actividades do Departamento de Matemática e Expressões.

O projecto foi orientado pela docente da disciplina de Desenho A, Vera Máximo e apresentado pelos alunos Gonçalo Medeiros e Simão Cabral, representantes da turma que desenvolveu o projecto desde o início do ano lectivo.

A ideia de criar esta pintura baseia-se no quadro de Domingos Rebelo “Os Emigrantes” e pretende reflectir o fenómeno da imigração nos Açores. Desta forma, pretendeu-se retratar o intercâmbio cultural que esse fenómeno acarreta, no que respeita às várias vertentes socioculturais, nomeadamente usos, costumes e tradições entre os habitantes do nosso arquipélago e os imigrantes que hoje nos procuram numa era de globalização que é o século XXI.

Para a elaboração deste projecto houve uma colaboração com o Núcleo Educativo do Museu Carlos Machado com o fim de se analisar as obras “ Os Emigrantes” de Domingos Rebelo e “Os Regressantes” de Tomáz Borba Vieira. Também foram convidados à escola quatro imigrantes de nacionalidades diferentes – Ucraniana, Brasileira, Italiana e São-Tomense. Os três últimos vieram à escola através do Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante e os restantes através de convite directo.

Este contacto permitiu aos alunos conhecer melhores aspectos variados da cultura e vivência quotidianas dos quatro países, a fim de conseguirem transmitir para a pintura os aspectos mais significativos.

Em simultâneo, este projecto teve o intuito de homenagear o patrono da escola, o pintor Domingos Rebelo, pelo que foi iniciada propositadamente no dia 3 de Dezembro, dia em que se comemora o aniversário do nascimento do pintor. A pintura foi concebida e executada pelos alunos do 11ºH, Beatriz Brum, Bruno Costa, Diogo Cordeiro, Gonçalo Medeiros, Hugo Medeiros, João Tavares, João Cordeiro, Nuno Pires, Rogério Mota Rosália Matos, Simão Cabral, Sofia Pacheco, Tiago Camilo e Vasco Melo.

Há que realçar que no início da pintura houve a colaboração de alguns alunos do 9ºAno, nomeadamente, da turma A (Ana Rita Reis); da turma C (Maria Leonor Bento, Hugo Fernandes e Ana Maria teixeira); 9ª G (Ana Raposo e Vítor Teixeira) e 9ºJ (Tatiana Fonseca) e de 2 dos imigrantes convidados.

A iconografia desta pintura reflecte a experiência adquirida pelos alunos ao longo deste projecto, proveniente do contacto directo com os imigrantes. Tratou-se de um projecto inovador, com um carácter bastante pedagógico e que ficará para sempre registado na memória dos alunos e da própria escola.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Resultados Nacionais das Olimpíadas da Física

Os 20 alunos melhores classificados na fase Nacional irão frequentar o curso "Quark" durante 5 fins de semana em Lisboa/Coimbra durante o próximo ano lectivo.
> A Sociedade Portuguesa de Física (Entidade "Base" Organizadora das Olimpiadas da Física) impõe no Regulamento desta actividade a condição de todos os alunos apurados que pretendam participar no curso tenham frequência e aprovação à disciplina de Física durante o próximo ano lectivo (2010-2011).
> Os 9 melhores alunos classificados nesse curso irão representar o pais ou nas Olimpiadas Internacionais (Tailandia, em Julho de 2011) ou nas Olimpiadas Ibero-Americanas (Equador, em Setembro de 2011).

Notícia da Presidência do Governo Regional

Uma notícia do projecto "Fora de Portas"

Feira de minerais e fósseis na Domingos Rebelo

Na semana de 31 de Maio a 4 de Junho decorreu na nossa escola uma Feira de Minerais e Fósseis. A mesma foi organizada pela docente Paula Mendes, tendo a colaboração da empresa Biofóssil. Participaram as turmas D e E do 7º Ano, bem como o 9º C. O balanço final da actividade foi bastante positivo, pois a comunidade escolar teve acesso uma vez mais a uma mostra de minerais, fósseis e rochas existentes em diversas zonas do Globo, puderam adquirir amostras para colecção e compreenderam as aplicações práticas de alguns minerais e rochas, em amostras de diversos objectos, como sendo bijutaria, relógios, imans, peças de decoração diversas. Nos intervalos das aulas, houve vários alunos que demonstraram bastante interesse pela actividade, pedindo para a mesma se repetir no próximo ano lectivo. Houve um número elevado de alunos que já fazia colecção de minerais, fósseis e rochas e que tiveram a possibilidade de aumentar as suas colecções.

domingo, 20 de junho de 2010

“Dá-me mais um ciclo de vida…"

Tem início, neste final de ano lectivo, na Escola Secundária Domingos Rebelo, o projecto “Dá-me mais um ciclo de vida…”, dinamizado pelas turmas 9ºC e 8ºG e coordenado pelas professoras Elisabete Negalha, Orlanda Silva e Catarina Botelho.

Com esta iniciativa, pretende-se desenvolver na comunidade escolar o valor da partilha e o respeito pela biodiversidade, através da recolha de manuais escolares usados ao longo do terceiro ciclo. Os alunos que doarem os seus livros poderão, em troca, solicitar manuais do ano escolar que irão frequentar no próximo ano lectivo.

Todos os interessados em participar no projecto devem entregar os manuais na escola, nos dias 29, 30 de Junho e 1 de Julho.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Visita de Estudo

Visita de estudo à Fábrica do Chá Gorreana, Hotel e Parque Terra Nostra
(Turmas: Curso PROFIJ/1 Serviço de Andares e 9º /2OP_PR)

Os alunos das turmas do Curso PROFIJ – 1 Serviço de Andares e 9º/ 2OP_PR, da Escola Secundária Domingos Rebelo, no dia 01 de Junho de 2010, no âmbito da Disciplina de Tecnologias Específicas, visitaram a Fábrica do Chá Gorreana, o Terra Nostra Garden Hotel, acompanhados pela Professora da disciplina Maria Júlia Gonçalves.

Na fábrica do Chá Gorreana os alunos participantes assistiram a uma palestra sobre factos históricos relativos à origem da Fábrica, à plantação e confecção do tão famoso Chá Gorreana; e no final todos puderam saborear o Chá Verde e o Chá Preto ali produzidos, confeccionados e embalados desde 1883.

Nas Furnas os alunos começaram por visitar o Terra Nostra Garden Hotel, onde foram recebidos pela Recepcionista de Serviço que os guiou na visita ao Hotel, começando por mostrar e explicar os vários Espaços Públicos e Privados do Hotel assim como os Serviços Oferecidos. Trata-se de um Hotel de cinco estrelas situado no Vale das Furnas e integrado num exuberante e exótico Parque Botânico onde a tranquilidade e a comodidade são sinónimos de grande qualidade. Dos vários Espaços do Hotel os alunos ficaram a conhecer, entre outros; os quartos, as suites, o restaurante e bar, sala de jogos, salas para banquetes e conferências, sala de leitura e a piscina interior aquecida.

De seguida visitaram igualmente o ex-libris do Vale das Furnas, com mais de dois séculos de existência - o Parque Terra Nostra onde diversas espécies de árvores e de plantas, umas endémicas e outras importadas da América do Norte, da Austrália, da China e da África do Sul se “exibem” aos visitantes com todo o seu esplendor. Os alunos desfrutaram ainda do Lago de Água Férrea e Termal e das Piscinas da Poça da Beija, interagindo num espaço de lazer e de convívio propício ao fortalecimento e fruição de sentimentos e emoções.

Todos os objectivos da visita foram atingidos com muito sucesso. Dada a satisfação dos alunos e acrescentando a grande importância destas actividades na formação pessoal e social dos mesmos, sugere-se a sua repetição durante todo o Curso.

As duas turmas e a Professora responsável agradecem a disponibilidade e a boa vontade, demonstrada sempre pelo Conselho Executivo da Escola, na permissão da realização destas actividades e aos responsáveis pelas Empresas visitadas, pela sua exposição aos alunos das duas turmas.



A Docente: Maria Júlia Gonçalves