segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Projecto “Os Imigrantes” - Pintura Colectiva

No dia do aniversário de Domingos Rebelo, o nosso patrono, começou a ser executada uma pintura intitulada “Os Imigrantes” pelos alunos da turma (11ºH) que a projectou em colaboração com alunos do Ensino Básico e com a preciosa ajuda dos Imigrantes que se reuniaram connosco neste projecto.
O projecto da pintura colectiva “Os Imigrantes” consiste numa nova interpretação do quadro de Domingos Rebelo “os Emigrantes”.
Domingos Rebelo retratou a fase em que os Açorianos saiam da sua terra para outros países em busca de melhores condições de vida.
Hoje vivemos a situação inversa, as pessoas de outros países procuram o nosso país para viver, em particular os Açores.
É esta a situação que vamos explorar na nossa pintura.
O projecto desenvolveu-se em várias fases. Contámos com a colaboração do Núcleo Educativo do Museu Carlos Machado que ajudou os alunos do 11º H - autores do projecto - a perceber quem foi Domingos Rebelo, em que época viveu e quais eram os seus ideais. Foi também feita a análise das obras “Emigrantes” do pintor Domingos Rebelo e “Regressantes” de Tomáz Vieira.
Tivemos a visita de alguns Imigrantes que partilharam as suas experiências de vida e falaram sobre os seus países de origem.
Este foi o ponto de partida para que os alunos desenvolvessem uma pesquisa e elaborassem as ideias e os esboços.
O produto final funde as ideias de todos os alunos da turma.
A inauguração desta pintura está prevista para o próximo mês de Janeiro.



Professora Vera Máximo

Sem comentários: