segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Parabéns ESDR e muitos anos de Vida

O dia três de Dezembro é a data do aniversário da Escola Secundária Domingos Rebelo e este ano não foi excepção, celebrou-se mais um ano de vida dos 119 que este estabelecimento de ensino faz.
O dia da escola contou com vários eventos, envolvendo toda a comunidade escolar. Logo às nove horas e trinta iniciaram-se actividades desportivas, a saber: escalada, rappel, paintball, ténis de mesa, voleibol 4x4, badminton, capoeira e ginástica acrobática, actividades desportivas organizadas pelos professores de Educação Física.
De seguida ocorreu um dos momentos mais áureos do dia: o cantar dos parabéns, o corte do bolo e a prova do mesmo. Uma multidão juntou-se no pátio da escola à espera de soprar as velas e provar tão saboroso manjar, a adesão da comunidade foi total.
Um quarto de hora depois do soprar das velas, na sala S.2.8., a Drª Emanuel Albergaria falou para um grupo bastante vasto de alunos sobre o patrono da escola, Domingos Rebelo, utilizando para isso quadros do pintor e de outros seus contemporâneos. Esta sessão de leitura de quadros repetiu-se também à tarde estando a sala repleta de assistência. Esta actividade, promovida pela equipa BE/CRE, só foi possível graças às parcerias que a escola tem com o Museu Carlos Machado.
Também fruto da colaboração entre a escola e a PSP, a comunidade escolar presenciou a uma demonstração cinotécnica que esclareceu sobre a actividade que os cães levam a cabo na tentativa de descobrir droga. O recinto exterior foi pequeno para tanta assistência, curiosa por ver os animais em plena acção.
A par disto, realizou-se o concurso da “Rosa-dos-ventos mais original”, dando origem a uma exposição organizada pelos docentes de Geografia. Estes mesmos docentes promoveram também um peddy-paper dentro do recinto escolar, tendo como tema a vida e obra de Domingos Rebelo.
O outro momento alto da celebração do aniversário da escola foi a atribuição dos Prémios de Mérito Académico e Cívico, marcado pela prestação dos alunos da docente Dília Nunes que apresentaram uma coreografia de abertura, terminando com a formação no solo da sigla ESDR. Esta sessão contou com a presença da Directora Regional de Educação e Formação, Mestre Fabíola Cardoso, com o vereador Dr. José Andrade, em representação da senhora Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, com a Presidente da Assembleia de Escola e com a Presidente do Conselho Executivo da escola. A atribuição destes prémios só foi possível graças ao patrocínio das empresas Finançor Agroalimentar, Bensaúde, Proconfar e ANIMA Cultura. Assim, o prémio ANIMA Cultura Exemplo de Vida foi atribuído ao aluno Rui Pedro Larsen, o prémio ANIMA Cultura Mérito Cívico distinguiu a aluna Ana Beatriz Viveiros Raposo, o prémio Proconfar Melhor Aluno do Ensino Básico foi para a aluna Ana Luzia Cabrita Condessa, o prémio Bensaúde Melhor Aluno do Ensino Secundário Curso Científico-Humanísticos dominante Sócio-Económicas foi atribuído ao aluno Pedro Filipe Botelho Ferreira e o prémio Finançor Agroalimentar Melhor Aluno do Ensino Secundário Curso Científico-Humanísticos dominante Ciências e Tecnologias distinguiu a aluna Ana Beatriz Cordeiro de Medeiros. Ainda nesta sessão se deram louvores a alunos dos ensinos básicos e secundário, respectivamente: Raquel Almeida Branco, Ana Teresa Machado Teves, Jorge Miguel Leal Félix, João Henrique Cabral Pimentel, Joana Quintanilha Nunes, Susana Páscoa Soares do Rego Gonçalo Ferreira Freitas e Ana Carolina Bronze. O reconhecimento público que a escola faz dos seus alunos é algo que marca os alunos distinguidos, as suas famílias, os seus professores e toda a comunidade educativa, vendo neles um exemplo a seguir.
A sessão terminou com a apresentação do projecto pictórico “Os Emigrantes” pela docente Vera Máximo, envolvendo alunos do Curso de Artes Visuais que durante o dia, na entrada da escola, convidaram todos a pintar.
O encerramento da celebração do dia da escola e do seu patrono deu-se com a realização de um jantar no Solar da Graça onde professores, funcionários e alunos se deleitaram com um belíssimo jantar e durante o qual reinou a alegria, a boa disposição e o convívio saudável.



Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: