terça-feira, 20 de outubro de 2009

Semana do Ambiente

Os alunos do Curso de Ordenamento de Território e Ambiente (10ºM;10ºN, 11ºK e 12ºJ) e os professores: António Quintanilha, José Cabral, Clara Castro e Cesária Magalhães estão na organização de mais uma Semana do Ambiente que decorrerá de 20 a 23 de Outubro na Escola Secundária Domingos Rebelo.
Desta feita, na 3ª feira, dia 20, terá lugar a abertura de uma exposição alusiva ao Ambiente, por volta das oito e trinta. Às nove horas decorrerá uma visita de estudo à Quinta do Priôlo. Da parte da tarde, por volta das catorze horas, toda a comunidade escolar poderá assistir a uma palestra sobre “A sustentabilidade, um caso real”. No dia seguinte, a semana contará com mais uma palestra, por volta das dez horas e quinze minutos, subordinada ao tema Como poupar água?, proferida pelo Engenheiro Paulo Linhares da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Durante a tarde estão agendadas actividades práticas, destacando: Visita à ETAR da pranchinha, actividades Náuticas no Clube Naval de Ponta Delgada e Descobrir Habitats em Poças de Marés, na Caloura. O dia 22 também está recheado de eventos muito interessantes, tais como: palestra sobre: Coastwatch – Um olhar sobre a Biodiversidade, proferida pelos alunos do 12ºJ do Curso de Ordenamento do Território e Ambiente da Escola Secundária Domingos Rebelo, palestra sobre: Zonas Litorais dos Açores Proferida pelo Dr. Francisco Wallenstein da Universidade dos Açores, Passeio Pedestre (Trilho João Bom/Mosteiros) e a Brigada Nocturna SOS Cagarros. O último dia, sexta feira, realizar-se-á um passeio de traineira na Costa Litoral de Ponta Delgada a Vila Franco do Campo e uma palestra sobre: Riscos Geológicos nos Açores e Intervenção da Protecção Civil nas Catástrofes Naturais proferidas pelos doutores Paulo Borges da Universidade dos Açores e João Pedro Resendes da Câmara Municipal da Povoação, respectivamente.
Esta semana contou com o apoio do Conselho Executivo da escola Secundária Domingos Rebelo, com a Quinta do Priôlo, com a ECOTECA, com a Universidade dos Açores, com as Câmaras Municipais de Ponta Delgada e Povoação.


Um artigo do projecto "Fora de Portas".

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem... foi uma semana excelente.
A palestra sobre o Desenvolvimento Sustentável foi muito boa e muito gratificante.
Só que é preciso ter muita coragem para deixar o luxo de nossas vidas so para adoptar um estilo de vida saudável.