terça-feira, 20 de outubro de 2009

Celebração do Dia do Animal une escolas

No passado dia 6 de Outubro, durante toda a manhã, cerca de 250 alunos das escolas EB1/JI de São José e Secundária Domingos Rebelo preparam um dia diferente para celebrar o Dia do Animal.
Se o mau tempo não tivesse persistido, 10 equipas, constituídas por 5 alunos cada dos 3º e 4º anos teriam concluído um “Barcopaper” cujo principal objectivo era promover o conhecimento da fauna açoriana, percorrendo seis habitats no recinto escolar. Os alunos teriam de responder a duas perguntas sobre animais endémicos açorianos: Priôlo, Cagarro, Canário da Terra, Garajau Rosado, Pombo Torcaz, Pombo da Rocha, Milhafre, Mocho, Morcego dos Açores, Tristão de Crista, Golfinho e Mero, no menor tempo possível. O caminho traçado estava bem explícito e o meio de transporte era o barco. O entusiasmo tomou conta dos alunos nos dias que antecederam a actividade e no próprio dia, até a chuva aparecer. Esta actividade foi organizada pela docente Fernanda Bóia e contou com a colaboração dos outros docentes e demais funcionários auxiliares.
A par desta actividade realizou-se outra intitulada “Animalolândia” organizada por alunos da turma M do 11ºano do Curso Tecnológico de Acção Social, sob a orientação do docente Eduardo Naia, professor de TEC. Estes possibilitaram aos alunos a realização de várias actividades relacionadas com animais, isto é, preparam seis ateliês temáticos: pintura facial de animais, pintura de desenhos de animais em papel, montagem de animais em papel e cartão, construção de fantoches de animais, confecção de máscaras de animais e a construção de animais em barro. A agitação foi imensa pois o número de alunos, que passou pelos diferentes ateliês, ultrapassou o esperado.
Apesar do mau tempo e da falta de condições físicas que a Escola EB1/JI de São José apresenta para actividades a realizar ar livre como esta, foi uma manhã diferente e cheia de alegria.




Um artigo do Projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: