terça-feira, 20 de outubro de 2009

Projecto de Intercâmbio considerado de interesse nacional

A turma J do 9º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo encontra-se na fase final do seu intercâmbio escolar com uma escola secundária de Montevideo, capital do Uruguai, pretendendo deslocar-se a esta cidade sul americana no próximo mês de Junho e aí celebrar o Dia de Portugal e Das Comunidades.
Os alunos açorianos têm estabelecido troca de correspondência e mantido conversão há aproximadamente três anos, partilhando vivências e experiências.
O projecto que une alunos da Domingos Rebelo e da Escola Secundária Santa Elena, Da Lava Nasceu um Povo, mereceu por parte do Governo da República Oriental do Uruguai uma atenção especial, foi considerado de interesse nacional para as áreas do turismo, do desporto, da educação e da ciência. Jamais um projecto escolar de uma escola açoriana e quiçá do país teve esta distinção tão nobre.
Levar vinte e tal alunos ao Uruguai é levar um pouco dos Açores a um país que recebeu tantos açorianos noutros tempos e que ainda hoje mantém vivas as tradições dos seus antepassados. Os nossos jovens passarão por diversas cidades, como por exemplo, Montevideo, San Carlos, Punta de Leste, Colónia del Sacramento, e aí realizarão exposições, dançarão folclore, recriarão cenas da vida de outros tempos e participarão em eventos de promoção dos Açores e de Portugal.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: