segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Eco-Escolas: O Pilhão vai à Escola

A campanha de recolha de pilhas e baterias usadas, que decorreu ao longo do ano letivo 2015/2016, inserida no Programa Eco-Escolas, foi orientada pelo coordenador do Programa na Escola, professor Manuel Silva, que se encarregou de distribuir por toda a escola os mini/médios pilhões, para assim facilitar a recolha de pilhas e baterias e incentivar toda a comunidade escolar à defesa e à poupança do planeta. Fizeram-se duas recolhas: uma em 23 de dezembro de 2015 (um pilhão médio - 15,5 kgs) e outra em 7 de junho de 2015 (cinco pilhões médios - 70,5 kgs), ambas as recolhas foram realizadas pelo Transportador Rodoviário de Resíduos Varela & C.ª, Lda., totalizando 86 kgs de pilhas gastas. Continuemos a recolher as pilhas gastas/usadas para ajudar à sustentabilidade do ambiente!

Eco-Escolas: Geração “Depositrão” 2015-2016

Ao longo do ano letivo 2015/2016, a nossa escola entregou vários depositrões de equipamentos elétricos e eletrónicos obsoletos para reciclagem. A iniciativa do coordenador do Programa Eco Escolas, Manuel Silva, que aderiu ao Projeto Escola Geração Depositrão, desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas, tem como objetivo a angariação de equipamentos elétricos e eletrónicos sem uso e o seu posterior envio para a reciclagem. No total, realizaram-se três recolhas de material obsoleto (uma por cada período escolar) efetuadas pelo Transportador Rodoviário de Resíduos Varela & C.ª, Lda.. A escola contribuiu, deste modo, com 1718,5 kgs para o projeto, tendo assim ultrapassado as expetativas.

Biblioteca Escolar da Domingos Rebelo

Biblioteca Escolar da Domingos Rebelo
“Biblioteca vai à sala”, “Feira do Livro Usado” e “Newton gostava de ler?” foram algumas das atividades realizadas pela Biblioteca Escolar.
Isaura Pereira
Coordenadora da Biblioteca Escolar

A biblioteca vai à sala

Esta atividade, dirigida especialmente a todas as turmas do 8º ano, decorreu da análise feita do registo diário da biblioteca onde se verificou a parca frequência do 8º ano naquele espaço. Portanto, e como diz o povo e com razão, "Se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé.". Deste modo, a biblioteca levou às salas de aula algumas propostas de leitura que puderam ser requisitadas no local. Penso que, pelo número de requisições feitas, granjeámos algumas simpatias e que seremos bem-vindos no 2º período ou serão eles a ir à biblioteca?! Deixamos a dica dos "Lusitubers", no Youtube, onde jovens, de uma forma muito descontraída, apresentam a sua opinião sobre leituras que fizeram.

Feira do Livro Usado

Decorreu de 23 de novembro até 9 de dezembro a "Feira do Livro Usado" na biblioteca da escola. Ali, a comunidade escolar teve oportunidade de comprar livros em bom estado de conservação a ótimos preços. Além disso, também havia um cantinho de blocos de notas que foram feitos pela nossa equipa de restauro de livros a partir da reciclagem de materiais bem ao lema "Nada se perde, tudo se transforma". O dinheiro obtido reverterá a favor do orçamento da BE e será, com certeza, bem gasto na aquisição de novos livros. Fica aqui o nosso bem-haja a todos os que colaboraram nesta atividade, tanto os que trouxeram livros como os que os compraram, porque, sem esta preciosa ajuda, a feira não teria tido tanto sucesso. 

A princesa e o cérebro que sentia demais

No dia 24 de novembro terminou mais uma aventura do 1º módulo do projeto "Newton gostava de ler!". À semelhança do que tinha acontecido no ano letivo transato, foram convidadas quatro turmas do 7º ano para conhecerem a nossa princesa cujo cérebro lhe pregava umas partidas e fazia com ela fosse extraordinariamente sensível. Esta sensibilidade exagerada deu o mote à parte experimental que se focou no sentido da visão. Assim, ficámos a saber que o efeito 3D pode ser obtido através da difração da luz auxiliada por uns óculos com a tecnologia ChromaDepth. Engana-se quem julga tratar-se dos óculos utilizados no cinema, porque esta é uma forma de obter o 3D através de uma técnica diferente. Portanto, através do fenómeno da difração da luz, o nosso cérebro pode ser enganado e, tal como a princesa, vemos as cores a ganhar volume.

Educação Tecnológica: Decoração Natalícia

Alunos e professores de Educação Tecnológica envolveram-se ativamente na realização de trabalhos práticos para decorar a escola dentro do espírito natalício. Assim, realizaram-se objetos decorativos a partir de pacotes de leite; árvores de Natal feitas de revistas e livros e outras a partir de ripas de madeira; grinaldas com recurso a colheres de plástico; estrelas com o rolo interior do papel de cozinha/papel higiénico; ainda um Pai Natal com plástico colorido e um trenó em madeira, entre outros. A decoração pôde ser apreciada entre 7 de dezembro de 2016 e 6 de janeiro de 2017. O grupo 530 agradece toda a colaboração, em especial, do Sr. António Dutra pelo seu envolvimento na construção do trenó.

Projeto Solidário: “Recolha de Sorrisos”


"Recolha Sorrisos" foi o projeto solidário desenvolvido pelas turmas do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância da ESDR. Tendo surgido no âmbito da disciplina de Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa, contou com a colaboração das disciplinas de Expressão Plástica e TIC, e, assim, imbuídos pelo espírito do Natal, os alunos abraçaram o projeto com o objetivo de contribuir para que o Natal fosse repleto de sorrisos. Procuraram, então, envolver toda a comunidade educativa, afixando cartazes, distribuindo panfletos e construindo caixotes de recolha de bens, sensibilizando todos para a angariação de cabazes que ficaram mais ricos com o precioso apoio da INSCO, com a doação de alguns bens. Obrigado.

Turma 8ºG: Maratona de Cartas





Sensibilizados para a importância dos Direitos Humanos através da visualização do filme Human - vol 1, de Yann Arthus-Bertrand, a turma redigiu cartas para o Presidente do Malawi a pedir leis mais severas para as pessoas que cometem crimes contra os albinos. Além disso, escreveram mensagens de esperança à Annie Alfred, uma das meninas do Malawi que sofre de albinismo. Ambas, cartas e mensagens, serão entregues à Amnistia Internacional de Portugal, que as fará chegar aos respetivos destinatários.

A atleta Sara Moreira esteve na ESDR

No dia 15 de dezembro, pelas 10h15, esteve presente, no auditório da E.S.D.R., a atleta portuguesa Sara Moreira, especialista nos 3000m com obstáculos e em provas de fundo. No evento, a atleta partilhou momentos importantes da sua vida e da sua carreira com seis turmas da escola. É de referir que a atleta do Sporting Clube de Portugal foi a Embaixadora da 53.ª Corrida São Silvestre da Cidade de Ponta Delgada, que se realizou a 17 de dezembro.

Cidadania: 8.º B “À descoberta do Outro”

Ao longo do primeiro período, os alunos do 8.º B da ESDR têm participado em iniciativas onde o Outro está em primeiro lugar.
Maria Helena Cardoso Dias
Professora
 

APCSM

No dia 20 de outubro, os alunos visitaram a Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel (APCSM), no âmbito da celebração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral (PC). Durante a visita, os alunos realizaram várias atividades habituais no quotidiano das crianças com essa condição. Aprenderam a utilizar diversos programas informáticos, que facilitam a vida das pessoas com PC a ter uma rotina mais "normal". Jogaram também ao famoso jogo paralímpico Boccia. A participação nas atividades, planeadas pelos funcionários da Associação, permitiu aos alunos aperceberem-se das dificuldades diárias vivenciadas pelos indivíduos com PC, aliás, como é o caso de dois dos seus colegas de ESDR e utentes da APCSM, com os quais, desde então, se tem estreitado relações no sentido de integração na escola que também é deles.
 

Uma tarde no Lar de São José

O Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José possui sete valências, tendo a turma visitado o Centro de Convívio de Idosos, a 7 de novembro.
 Naquele centro, os utentes beneficiam das aulas de Educação Física e Informática, jogam às cartas, desenham, rezam juntos o terço, participam em passeios e convivem num espaço muito acolhedor. Na visita, os alunos interagiram com os idosos que lhes falaram sobre as suas experiências de vida e partilharam, com muita simpatia, um lanchinho intergeracional. A tarde foi tão enriquecedora que o 8.ºB já organizou nova visita!
 

Colaboração com o Banco Alimentar

A 12 de dezembro, os alunos partiram à descoberta do Banco Alimentar contra a Fome (BA), tendo visitado o respetivo armazém, em Ponta Delgada. Acompanhados pelas professoras de Cidadania, tiveram a oportunidade de colaborar na elaboração de vários cabazes de alimentos, reconhecendo, assim, o trabalho meritório dos voluntários que "vestem a camisola" do Banco Alimentar Contra a Fome.

Natal solidário

"Um presente de Natal": um livro - foi mais um projeto concretizado pela turma e destinado a crianças e jovens apoiadas pelo Instituto do Bom Pastor. Assim, os alunos adquiriram livros na Feira do Livro Usado da escola e ofereceram à referida instituição. No dia 15, aquando da visita à escola da Irmã responsável pelo referido lar da IPSS que veio partilhar o seu testemunho de vida, a mesma agradeceu a doação feita.