quarta-feira, 29 de abril de 2015

V Semana da Saúde da Escola Secundária Domingos Rebelo

A Equipa de Saúde Escolar organizou a V Semana de Saúde Escolar que contou com a colaboração da comunidade escolar.


De 16 a 19 de março, decorreu a V Semana da Saúde da ESDR, coordenada pela Equipa de Saúde Escolar (Prof.ª Célia Figueiredo, Prof.ª Ana Figueiredo, Prof.ª Mª João Silva,Prof.ª Teresa Cabral e Prof.ª Fávia Freitas)  e dirigida a toda a comunidade escolar, com a realização de várias atividades, com o intuito de promover a saúde em meio escolar e hábitos de vida saudáveis. No que diz respeito à problemática do consumo de substâncias aditivas, a prevenção do tabagismo ficou a cargo da Dra. Elisabete Cipriano, com a realização ações de sensibilização dirigida a alunos do 7º ano. Por sua vez, a prevenção do consumo de outras substâncias psicoativas consistiu na realização de jogos lúdicos por técnicas da ARRISCA, dirigidos a alunos do 8º ano, e de sessões de esclarecimento, direcionadas a alunos do 9º ano, proferidas pela Dra. Susete Frias.


No âmbito da Segurança Rodoviária, promoveu-se uma ação de esclarecimento, centrada na temática "Andar de Bicicleta em Segurança", dirigida a alunos do ensino básico, e que ficou à responsabilidade da Equipa Escola Segura da PSP.


Para promoção de uma sexualidade saudável realizaram-se duas sessões de esclarecimento, a saber: "Preservativo masculino na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis", dirigida a alunos do 12º ano e ministrada pelo Mestre Alberto Duarte, e "Alterações da adolescência", a cargo da Dra. Sara Trigo, com a participação de alunos do 7º e 8º anos de escolaridade. A semana terminou com atividades direcionadas para práticas que contribuem para uma vida saudável, nomeadamente, uma Masterclass em ginástica aeróbica e dança, animada pelas professoras Patrícia Costa e Mª Antónia Bermonte, e jogos tradicionais, organizados pela professora Maria Teresa Cabral, contando com a participação de alunos de vários anos de escolaridade.

Equipa de Saúde Escolar

Sem comentários: