domingo, 22 de junho de 2014

Projeto Eco-Escolas - A Biodiversidade e a Água (Açores)

No dia 22 de maio as turmas do 8º F, 9º B e 7º C assistiram a uma palestra, inserida no Projeto Eco-Escolas a que a Escola Secundária Domingos Rebelo aderiu já desde o ano letivo anterior, através do coordenador do projeto, professor Sérgio Silva. A palestra esteve a cargo do Dr. Tiago Meneses que desenvolveu o tema “A Biodiversidade” e do Engenheiro Bruno  que abordou o tema “Água – Captação, Distribuição e Fornecimento de Água para Consumo Humano à Zona Centro e Poente do Concelho da Ribeira Grande” e foi dinamizada pelo professor Sérgio Silva. As turmas envolvidas estiveram acompanhadas pelos professores de Educação Tecnológica, respetivamente, Manuel Ruas da Silva e Rute Antunes; Ana Isaías e Joaquim Andrade e pela professora de História Elizabete Negalha.

No tema da “Biodiversidade” foram abordados os efeitos da presença humana e das alterações climatéricas junto da fauna e flora endémicas, dando-se particular ênfase à ecologia e biogeografia das espécies na região açoriana, passando pela macroecologia, ecologia marítima, agro-ecologia, taxonomia, sustentabilidade, conservação e divulgação científica, entre outros. No tema da “Água” chamou-se à atenção dos presentes para a importância da água regional, dado o seu valor patrimonial, e as suas propriedades. Em particular, mencionou-se as águas naturalmente gaseificadas de sabor muito característico que brotam de fontes naturais existentes por todas as ilhas dos Açores.

Pretendeu-se promover o estudo e a valorização dos recursos naturais dos Açores junto dos alunos e levá-los a compreender melhor os impactos na biodiversidade das ilhas de fatores como as alterações do uso do solo e a perturbação dos habitats naturais das espécies exóticas invasoras e as mudanças climáticas.


Sem comentários: