terça-feira, 17 de junho de 2014

Eco-Escolas - Tema Energia

Ao abrigo do projeto Eco-Escolas, estiveram presentes na ESDR, em representação da EDA, os engenheiros Paulo Bermonte, Carlos Martins e António Magalhães, convidados pelo coordenador do projeto na ESDR, professor Sérgio Silva e pela professora Clara Castro, que realizaram algumas sessões de sensibilização, direcionadas à comunidade escolar, nos dias 28, 29 e 30 de abril com o intuito de promoverem a racionalização e eficiência energética nas escolas e em casa.


Neste sentido, foi abordada a temática da diversidade das energias renováveis, numa perspetiva de educar para o desenvolvimento sustentável e para a valorização da açorianidade, evidenciando-se os cuidados que se devem ter relativamente à utilização da energia elétrica.

Assim, os alunos do 9º ano consolidaram os conhecimentos prévios que detinham sobre o modo como a maior parte da eletricidade chega às suas casas, isto é, através da produção de energia elétrica em centrais termoelétricas com o recurso a combustíveis fósseis. Compreenderam que com a utilização de fontes de energia não renováveis para a produção de energia elétrica não só se esgotam estas reservas, como também se libertam gases que provocam o indesejável efeito de estufa na atmosfera que tanto prejudica o ambiente. Os alunos comprovaram que a solução para este problema passa pela utilização de energias renováveis para a produção de energia elétrica mas, acima de tudo, por uma alteração dos nossos comportamentos ao nível do consumo de eletricidade.



Esta ação de sensibilização contemplou os conteúdos relacionados com as energias renováveis, produção de energia elétrica, consumo energético, eficiência energética em casa e nas escolas e os comportamentos adequados ao uso racional da eletricidade.

Sem comentários: