sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mega-Salto / Mega-Sprint 2013-2014

Decorreu no passado dia 16 de Dezembro a 3ª edição da prova Mega-salto / Mega-sprint, na fase de apuramento a nível escola. Esta fase tem por objetivo apurar os seis alunos melhor classificados, nos escalões de infantis e iniciados, nas provas de salto em comprimento e 40 m velocidade, para estarem presentes na fase de ilha, uma prova que reúne os melhores alunos de todas as escolas e que se irá realizar na Escola Secundária das Laranjeiras. 

Este ano participaram menos alunos que no ano passado embora os 89 participantes sejam, no entender do departamento de educação física, um número ainda bastante significativo, que continua a merecer a organização do evento, a nível da escola, e a manutenção da prova no plano anual de atividades. 

Resultados






Boa sorte aos nossos alunos para a fase de ilha.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Associação de estudantes oferece boneco de natal ao Conselho Executivo


As alunas Cátia Quaresma e Isabel Raposo ofereceram um boneco de neve ao Conselho Executivo para assinalar a época natalícia e, assim, em nome da Associação de Estudantes, desejar as boas festas a toda a equipa. O boneco, foi concebido pela Isabel Raposo e é todo ele composto de materiais recicláveis, o que valoriza ainda mais a ideia e o trabalho desenvolvido. Os professores do Conselho Executivo ficaram sensibilizados com a iniciativa e desejam, a todos os alunos da Associação de Estudantes, umas boas festas e os maiores sucessos educativos para o próximo ano.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Novamente brindados com o empenho e a criatividade

Na quadra natalícia, mais virada para o tradicional e familiar, verificou-se o esforço da ESDR e dos docentes de Educação Tecnológica no sentido de alegrar e reavivar o espírito de partilha e solidariedade pelos que mais sentem a crise.

O Grupo 530, composto pelos professores Ana Maio, Sérgio Silva, Manuel Ruas da Silva, Ana Isaías, Rute Antunes, Lurdes Clara, Joaquim Andrade e Paulo Peixoto, elaboraram com os seus alunos elegantes e sofisticados trabalhos decorativos que espalharam por toda a escola.

Não faltou uma aldeia rústica, alusiva ao nascimento de Jesus, construída em cartão e com elaborados pormenores.


A comunidade escolar em geral pôde ainda apreciar as bolas natalícias elaboradas em cartolina, as grinaldas de cds, as estrelas prateadas construídas a partir de pacotes de leite, as árvores de Natal dos mais variados tipos e materiais, os arranjos florais, pais natais e sinos realizados em platex e tampas de garrafas pet. Mais uma vez, a preocupação foi trabalhar com materiais reciclados. Promoveu-se o espírito de poupança, a educação para a sustentabilidade do planeta e a colaboração entre alunos que trabalharam, pois, competências ligadas à motricidade, espírito crítico, cooperação, autonomia, criatividade e espírito artístico.

Um artigo do projeto Fora de Portas

Natal é... Sempre que o homem

A turma de 11º ano de Ação Educativa dinamizou, no dia 13/12/2013, uma atividade intitulada "O Natal Chegou!", com crianças do 4ºano da escola primária das Maricas. Este projeto foi desenvolvido nas aulas da prof. Carla Ferreira e incluiu um teatro de fantoches, o jogo da tabuada, construção de fantoches e de tambores recicláveis, tendo terminado com uma canção de natal e entrega de diplomas às crianças que participaram de forma ativa e entusiasta. A turma agradece a colaboração dos alunos, assim como da prof. Ilda Almeida.


Um artigo do projeto Fora de Portas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Bruno Ávila- jovem cantor na ESDR com o 9º B

No dia 10 de dezembro, Bruno Ávila foi entrevistado, na ESDR, pela turma B do 9º ano.


O músico açoriano conversou com os alunos, disponibilizando-se a responder às perguntas dos estudantes. O diálogo baseou-se na vida do artista, sobretudo na sua carreira musical, e, ainda, no reconhecimento e prestígio que ele espera um dia alcançar.

Bruno Ávila pretendeu não só divulgar a sua música, como também dar a entender que, para deixar uma marca, é necessário trabalho árduo. O cantor aconselhou, ainda, que nunca se deve desistir dos sonhos. E, no fim da interação, presenteou os alunos com o seu livro “Dez anos a cantar pró Boneco”, que relata o seu percurso musical na última década. 

Ana Rita Ferreira (9ºB)

Um artigo do projeto "Fora de Portas"

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dia da Escola 3 de Dezembro de 2013

Comemorou-se, no dia 3 de dezembro, o 123º aniversário da nossa escola e o 122º ano do nascimento do seu patrono, o pintor Domingos Rebêlo. A data foi assinalada com várias atividades das quais se destacam a cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos do ano transato e o jantar convívio para homenagear pessoal docente e não docente que passou à aposentação. 

Durante a manhã, esteve em exibição a exposição “Domingos Rebêlo: evidências da etnografia regional”, conduzida pela professora Ana Isabel Serpa. Realizou-se ainda uma palestra  sobre os “Ofícios Micaelenses e Vida Antiga” apresentada pelo sociólogo Valério Moniz do Museu Carlos Machado. 

O departamento de educação física organizou diversos eventos desportivos para os alunos: atividades de tiro com arco, badminton, basquetebol, ténis de mesa e, ainda, um torneio de futsal. Como é habitual, as atividades  tiveram uma grande participação.

À tarde, perante a comunidade educativa e convidados, distinguiram-se com diplomas e prémios os melhores alunos do ano letivo de 2012-2013. A presidente do Conselho Executivo, professora Helena Lourenço, salientou o esforço e o trabalho realizado por estes alunos que, em conjunto com os seus professores, contribuíram para que a nossa escola tivesse sido, inclusive, a melhor da região nos resultados finais de 12º ano.

As empresas Finançor Agro-alimentar e grupo Bensaúde financiaram os prémios para o melhor aluno do Ensino Secundário (Línguas e Humanidades) e melhor aluno do curso de Ciências Socioeconómicas, respetivamente. Estas duas empresas têm estado, nos últimos anos, ao lado da escola, no reconhecimento e distinção dos melhores resultados académicos. 

Os dez melhores alunos de cada ano e curso foram selecionados para o quadro de honra da escola e o melhor de cada grupo de dez para o quadro de excelência, tendo obtido as seguintes médias:
  • melhor aluno do 7º ano - Ana Catarina Bailador Gonçalves (nível 5)
  • melhor aluno do 8º ano - Ana Rita Matos Ferreira (nível 4,82, pela 2ª vez)
  • melhor aluno do 9º ano - Rodrigo Pacheco Câmara (nível 5, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos tecnológicos - Beatriz Ambrósio Freitas (18,25 valores, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos profissionais - Tânia Filipa Cabral Cunha (16,5 valores, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos Científico-Humanísticos (10º, 11º e 12º anos - Joana Drumond Cosme Mendonça Lima (19,4 valores, pela 2ª vez)
  • prémio Bensaúde para a melhor aluna do Curso Ciências Socioeconómicas - Adriana Soares Rego (média do curso 18,1 valores e em Economia 19 valores)
  • prémio Finançor Agro-Alimentar para o melhor aluno do Ensino Secundário (Línguas e Humanidades) - Isabel Vitória Botelho Patrício (18,8 valores).


O Instituto Alemão de Lisboa ofereceu, ainda, uma simbólica lembrança ao melhor aluno de Alemão, a discente Daniela Sousa Medeiros, que frequentou a disciplina na formação específica em 2011-2012 e 2012-2013  com a classificação interna de 19 valores, obtendo no exame nacional de Alemão a classificação de 17 valores. Esta distinção aconteceu visto que a partir do corrente ano letivo a nossa escola passou a fazer parte do Projeto de Escolas Piloto de Alemão (PEPA).

À noite, no jantar convívio e de homenagem aos aposentados Ângela Brum, Artur Veríssimo, Fátima Vicente, Fernanda Viveiros, Filomena Índio, Goretti Rodrigues, Graça Moniz, Henriqueta Sousa, Jorgeana Lima, Judite Amaral, Laura Moniz, Liseta Torres, Luísa Arruda, Margarida Carreiro e Margarida Carvalho e, ainda, a dona Gilda Raposo, a presidente do conselho executivo destacou a conduta exemplar de todos no exercício das suas funções, nos muitos anos dedicados ao serviço da nossa Escola e a imagem que deixam de prestígio e dignidade.

O jantar contou com a presença do maior número de participantes de sempre, cento e vinte e sete, o que demonstra bem o carinho e apreço dos presentes pelos que agora iniciam um  outro percurso de vida, e são, certamente, testemunho do valor que os que se aposentaram tinham no seio da comunidade escolar.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ESDR recebe a bandeira Eco-Escola

No dia 04 de dezembro de 2013 teve lugar a cerimónia de entrega da bandeira verde Eco-Escola do concelho de Ponta Delgada, realizada no Auditório Municipal – Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, e que contou com a presença da Drª. Maria Rafaela Anjos. O trabalho desenvolvido no ano letivo 2012/2013, coordenado pelo professor Sérgio Silva, junto dos docentes Ana Maio, Clara Castro, Rita Correia, João Regalado e Paula Rodrigues, permitiu atingir os objetivos necessários à obtenção desta distinção, o que faz da Escola Secundária Domingos Rebelo uma escola, oficialmente, ecológica.


Parabéns a todos os professores e alunos pelo trabalho realizado.