quinta-feira, 9 de maio de 2013

Concurso Ecox-Candeeiro

Concurso Ecox--Candeeiro, na ESDR, sob o tema da Energia, uma iniciativa do grupo de Educação Tecnológica (E.T.)


Está a decorrer o Concurso Eco--Candeeiro, coordenado pelo professor Sérgio Silva, coadjuvado pela professora Ana Maio, estando, portanto, em curso o prazo de inscrições dos alunos interessados em participar.

O concurso tem por objetivo a sensibilização de crianças/ jovens e população em geral para as questões energéticas: recurso a lâmpadas economizadoras; compreensão da importância da energia elétrica; conhecimento do funcionamento interno do circuito elétrico; incentivo à criatividade e originalidade na construção de um candeeiro elétrico, reutilizando materiais reciclados e/ou materiais tradicionais da cultura açoriana, e ainda a dinamização e o reconhecimento da criatividade, empenho e domínio técnico, premiando e estimulando a imaginação e o trabalho conjunto entre docentes e crianças/jovens. Deste modo, acede-se ao currículo regional, tendo em conta a açorianidade, isto é, o CREB; a uma maior credibilidade e reconhecimento da escola; ao projeto educativo da escola, nas suas finalidades, tais como: "criar uma comunidade educativa que se oriente para o crescimento intelectual, afetivo e social dos seus membros; favorecer o desenvolvimento da autonomia pessoal, alicerçada numa consciência crítica dos interesses e valores e no conhecimento das capacidades e aptidões próprias, dentro de princípios de liberdade, respon-sabilidade e solidariedade; criar relações francas dentro da escola e entre esta e a sociedade; formar a nível científico, tecnológico, pedagógico e cívico e institucionalizar uma segunda oportunidade de sucesso educativo, diversificando o currículo". E ainda no que concerne ao acendimento da "Bandeira Azul", tendo em conta o conteúdo da disciplina: "Energia" a sua própria inovação intrínseca.

Destinado a alunos do 9º ano de E.T., poderão candidatar-se, também, alunos do 8º ano, desde que, os seus projetos sejam devidamente aprovados pelos professores e orientados pelos docentes envolvidos no concurso que decorrerá ao longo do 3º período. A data limite para entrega dos projetos será 31 de maio.
 Os eco-candeeiros serão avaliados e classificados no dia 7 de junho, por um júri constituído por um coordenador do grupo Eco-escolas e por um elemento do órgão de gestão da escola, sendo os três vencedores informados dos resultados a 8 de junho, recebendo os respetivos prémios.

Coordenador do projeto: Sérgio Silva

Um artigo do projeto "Fora de Portas"

Sem comentários: