quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Plano Promocional da Leitura: As páginas do conhecimento…

A leitura desenvolve a capacidade intelectual do indivíduo e é, pois, através dela que, ao longo de todo o processo de aprendizagem, se pode, certamente, conseguir obter todo o conhecimento e aumentar o poder de raciocínio.

O avanço da tecnologia que emerge na sociedade atual não deverá ser desculpa para o abandono dos livros em prateleiras poeirentas e esquecidas no tempo.

Deverá, sim, ser um aliado desses magníficos conjuntos de páginas encadernadas que transbordam magia e conhecimento.


No âmbito da dinamização do Plano Promocional da Leitura, na ESDR, as turmas A, C e D, do 7º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Físico-Químicas, no mês de dezembro, construíra num modelo 2D do Sistema Solar, tendo em conta os conteúdos lecionados acerca do Sistema Solar.

No mês de janeiro, no âmbito dos temas "Orientação diurna e nocturna pelos astros" e "O que existe no Universo", e após a leitura do texto "O imenso Universo", de Carlos Fiolhais, elaboraram um cartaz onde apresentaram o seu parecer acerca do assunto "O enigma da Estrela de Belém". Os trabalhos realizados serão expostos no Escola no fim de janeiro e início de fevereiro. É importante salientar o contributo positivo dos Encarregados de Educação que se envolveram nas atividades dos seus educandos.

Nas próximas atividades a realizar, serão explorados textos de Carlos Fiolhais e Rómulo de Carvalho, que, certamente, despertarão a curiosidade científica presente em cada aluno.
A leitura é uma porta para o conhecimento e deverá acompanhar o indivíduo desde cedo e manter-se processo de crescimento e aprendizagem.

Prof. da Equipa PPL - Paula Margarida Cabral

Sem comentários: