quarta-feira, 11 de julho de 2012

Formação Cívica 10ºano - Projeto “Educação para o Consumo”

Ao termos conhecimento do projeto intitulado “Educação para o Consumo”, no início de janeiro, através da Direção Regional da Juventude, decidimos aderir ao mesmo, uma vez que o tema está previsto nas orientações curriculares para a área da Formação Cívica do 10ºano.
A nossa escola entrou neste projeto com 3 turmas do 10ºano (A, C e G), num total de 62 alunos, acompanhados pelas docentes da disciplina (Cesária Magalhães, Helena Piques e Márcia Raposo), realizando-se as 5 sessões à 3ªf, entre as 14:25h e as 15:10h, nos dias 6 de março, 20 de março, 24 de abril, 8 de maio e 29 de maio.
No dia 31 de janeiro, realizou-se na nossa escola a sessão de abertura, onde estiveram presentes o Diretor Regional da Juventude, a Presidente do Conselho Executivo desta escola, os dois formadores, docentes de outras escolas participantes deste projeto, alunos e comunicação social.
As sessões ministradas pelos formadores Nelson Farinha e Carolina Borges, visaram esclarecer conceitos relativos ao consumo, de modo a tornar os nossos alunos consumidores socialmente responsáveis. Os temas abordados visaram vários conceitos, tais como, definição de consumo, utilização de bens e serviços, consumidores sustentáveis, hierarquia das necessidades, marketing, publicidade, merchandising, compras na internet, crédito, endividamento, sobre-endividamento, orçamento e, por ultimo, dez mandamentos do consumidor.
De salientar que todas as sessões foram bem planeadas e orientadas pelos formadores, diversificando as estratégias de modo a manter os alunos interessados e participativos. Recorreram por vezes ao trabalho em pequeno grupo e utilizaram muitas imagens informativas e apelativas.
Podemos concluir que a mensagem foi claramente passada e absorvida pelos discentes, e que obviamente se tornarão jovens mais ponderados, disciplinadores e responsáveis na sociedade atual, que tanto o exige.
Enviar um comentário