quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comemoração do Dia da Europa


No dia 9 de maio, o Grupo de Geografia desenvolveu atividades com os alunos no âmbito da comemoração do Dia da Europa. Inserida no Plano Anual de Atividades, a comemoração desta efeméride teve como objetivo sensibilizar alunos e professores para as questões europeias, contando com a preciosa colaboração do Centro de Informação Europe Direct Açores, através da presença de um membro do Team Europe, o Doutor Pedro Faria e Castro, que deu uma aula debate às turmas do 10.º I e 11.ºs F e L, com os docentes, Ruben Serpa, Manuela Cabral e Telma Pereira.
Os alunos do 7.º ano, de forma entusiasta e organizada, montaram também uma exposição sobre o Dia da Europa, com as docentes, Rita Correia e Gabriela Aguiar.

Mas afinal o que é o Dia da Europa?

A 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, propõe a “organização conjunta da produção de base e a instituição de uma nova Alta Autoridade, cujas decisões unam a França, a Alemanha e os países que venham a aderir...” A Declaração Schuman lançou, nas palavras do Ministro, “os alicerces de uma Federação Europeia, indispensável à preservação da paz”, sendo por isso considerado o momento fundador do projeto europeu. O Dia da Europa foi celebrado pela primeira vez em 1986. Inicialmente dirigido à comunidade escolar, é hoje um símbolo europeu que, com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única, marca a identidade política da UE, permitindo desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos!

Sem comentários: