terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Reciclar o Natal

 Na Escola Secundária Domingos Rebelo está a ser aplicado, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto de sensibilização ambiental “Escola Limpa”, coordenado pelas docentes Nélia Rosa, Flávia Freitas e Mª João Silva
. 
Este projeto visa desenvolver a cultura ambiental e cívica, bem como fomentar a separação seletiva dos resíduos, consciencializando a comunidade escolar para a importância que as pequenas ações ambientais poderão ter a nível global.

O balanço destes dois anos de é francamente positivo, embora as coordenadoras considerem que o projeto deverá continuar a ser implementado, para que os objetivos visados não sejam esquecidos. 

Assim sendo, durante o primeiro período foi implementado o concurso “Reciclar o Natal”, o qual consistiu na elaboração de árvores de Natal utilizando materiais recicláveis. Concorreram três grupos de alunos, tendo sido elaboradas três árvores que ficaram em exposição no átrio da escola durante a última semana de aulas. O Júri, constituído por um membro do Conselho Executivo, uma das Coordenadoras do Projeto, um docente de Educação Visual, um docente de Educação Tecnológica e uma das Coordenadoras dos Diretores de Turma, apreciou os trabalhos e elegeu a árvore elaborada pelas turmas de Oportunidade 1ºOPP e 2ºOP sob a orientação da docente Miriam Sebag. Esta equipa recebeu como prémio um cabaz de Natal, gentilmente oferecido pelos Supermercados Manteiga, que foi entregue na instituição de solidariedade social escolhida por este grupo de alunos, a Cáritas de São Miguel. Aí foi também entregue a árvore elaborada pela turma E do 7º ano, sob orientação das docentes Ana Isaías e Anita Vilela de Carvalho. Por outro lado, a árvore elaborada pelas turmas F e H, sob a orientação da docente Telma Pereira, ficou em segundo lugar e foi entregue na instituição escolhida, a Associação de Solidariedade Social “Mãe de Deus”. Desta forma contribuiu-se para animar um pouco mais o Natal dos adultos e crianças afetos àquelas instituições.

Neste segundo período têm início as já habituais atividades de limpeza do recinto escolar.
       
A todos os que têm colaborado neste projeto - alunos, professores e Supermercados Manteiga - o nosso muito obrigado.
       

Nélia Rosa, Flávia Freitas e Mª João Silva

Sem comentários: