segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Clube de Ciências

Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube de Ciências da Escola Secundária Domingos Rebelo, funcionou durante todo o ano lectivo sob a coordenação das professoras Flávia Freitas e Maria João Silva, às quartas-feiras à tarde, nos laboratórios da Escola.
 
O Clube tem como principais objectivos motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências e promover a adopção de atitudes inerentes ao trabalho em Ciência, bem como sensibilizá-los para os problemas ambientais.
 
Por conseguinte, ao longo do ano foram desenvolvidas actividades variadas, das quais se destacam a reciclagem de papel, a produção de biodiesel e a construção de moinhos de água e de vento. 
 
Foram também elaboradas 6 edições do Jornal de Ciências, postas à disposição dos alunos nos laboratórios, e distribuídos pela sala de professores e galeria, que conta nas suas páginas com várias secções, desde a biografia de cientistas famosos, passando por novidades no mundo da ciência, bem como jogos e passatempos.
 
As visitas de estudo têm também um papel importantíssimo nas actividades do Clube pois permitem aos alunos verificar “in loco” muitos dos conteúdos tratados no Clube ou nas aulas de Ciências Naturais e de Físico-Química, enriquecendo-os de uma maneira completamente diferente daquela que se pode verificar na sala de aula. Nestes casos, aplica-se de forma inequívoca o ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, e se estas imagens vierem acompanhadas, como aconteceu, pelas excelentes explicações dos guias envolvidos, então pode-se afirmar que estes foram pontos altos das actividades desenvolvidas. Assim sendo, durante este ano lectivo, os alunos do Clube de Ciências tiveram a oportunidade de visitar o OVGA (Observatório Vulcanológico e Geológico dos Açores), a Gruta do Carvão, a ETAR da Pranchinha, a Universidade dos Açores, com vista à observação de imagens produzidas pelo microscópio electrónico desta instituição, e ainda a fachada de vários monumentos de Ponta Delgada, para se aperceberem do tipo de rochas utilizadas na construção dos mesmos.
 
Por último, os alunos participaram no projecto “Rede Radiação Ambiente”, coordenado pela Professora Beatriz Cachim, a quem agradecemos a sua disponibilidade para colaborar com o Clube, na germinação de sementes irradiadas.
Todas as actividades deste, e dos anos anteriores, estão documentadas na página do Clube que poderá ser visitada em http://sites.google.com/site/esdrclubeciencias/

Sem comentários: