segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

I Semana da Saúde Escolar

A Equipa de Saúde Escolar da Escola Secundária Domingos Rebelo promoveu, de 14 a 18 de Fevereiro, a Semana da Saúde Escolar.

As temáticas constantes do programa serviram de pretexto para o envolvimento da comunidade escolar com as instituições responsáveis pela promoção da Saúde, favorecendo actividades propícias à divulgação de informação necessária à tomada de consciência para a adopção de atitudes preventivas no domínio da Saúde individual e colectiva. Assim, pretendeu-se com esta Semana:
  • divulgar as actividades realizadas pelos alunos no âmbito da saúde;
  • complementar a formação específica dos alunos;
  • formar pessoal docente e não docente;
  • sensibilizar a comunidade escolar para hábitos de vida saudáveis.

A Semana da Saúde teve a colaboração do Centro de Saúde de Ponta Delgada, no âmbito do Programa Regional da Saúde Escolar e de Saúde Infanto-Juvenil, envolvendo a Unidade de Saúde de Arrifes (Dr. Carlos Estrela, Dr.ª Manuela Rodrigues e Dr. Tiago Cabral), e a Unidade de Saúde de São José (Dr.ª Ana Teresa Bernardo, Enf.ª Débora Rego, Enf. Fábio Sousa, Enf. Sandro Melo e Enf. Acácio Alberto ), e da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada (Mestre Alberto Duarte).

Colaborou, ainda, a Dr.ª Cidália Ponte, dietista do Hospital do Divino Espírito Santo.

Estiveram envolvidos directamente nestas actividades 350 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, 7º e 9º anos de escolaridade, do Ensino Secundário 10º, 11º e 12º anos e alunos do Programa Oportunidade.

Do programa da “Semana da Saúde” salientam-se as seguintes temas: alimentação saudável, princípios de higiene básica, suporte básico de vida, primeiros socorros, sexualidade na adolescência/riscos e vulnerabilidades e prevenção das doenças cardiovasculares.

Nesta Semana procurou-se envolver a comunidade escolar na discussão, formação e divulgação de temas da área da Saúde, dando-se lugar à participação da comunidade extra-escolar através das actividades de formação em temas de inegável pertinência.


Sem comentários: