segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cruz Vermelha Foi À Escola Domingos Rebelo

Segundo a Organização Mundial de Saúde “ A Saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou efemeridade”. A saúde é um recurso da maior importância para o desenvolvimento social, económico e pessoal; contudo não pode ser considerado um bem adquirido.
As condições actuais de vida levam a uma influência cada vez maior da sociedade sobre o indivíduo, por isso a sua promoção não é uma responsabilidade exclusiva dos sistemas de saúde, mas sim de cada um de nós.
Estilos de vida saudáveis e a educação dos jovens para hábitos de vida benéficos são os pilares fundamentais para a prevenção de doenças e para a promoção da Saúde.
Nesta perspectiva, a Cruz Vermelha veio à Escola Domingos Rebelo para realizar um rastreio aos alunos do 10º ano de Saúde e Socorrismo. Foram feitas medições à glicemia, tensão arterial, colesterol, ao peso e á altura para o IMC. De entre os 50 alunos, alguns apresentaram valores de glicemia altos, sobrepeso e peso insuficiente. A estes foi aconselhado, pela Cruz Vermelha, vigilância periódica e exames mais detalhados.
Este rastreio serviu para incutir nos alunos a importância dos mesmos na prevenção de determinadas doenças, como a diabetes e as doenças cardiovasculares. Para a escola e para os alunos do 10º ano de Saúde e Socorrismo foi uma honra o apoio da Cruz Vermelha ( que se disponibilizou para futuros projectos ) nesta campanha de sensibilização, como forma de Promoção da Saúde.

Sem comentários: