sexta-feira, 6 de junho de 2008

Factores de Sucesso

É já conhecida a excelente vitória que a escola alcançou no concurso Rock in Rio Escola Solar. O projecto de aproveitamento da energia geotérmica das Furnas para o aquecimento de uma Instituição Particular de Solidariedade Social foi reconhecido como um dos três melhores de entre as vinte escolas consideradas vencedoras.
Todos os intervenientes demonstraram capacidade para explicar o projecto nas suas mais variadas vertentes, o que demonstra a sua natureza colaborativa e o nível de empenho que lhe dedicaram.
Mas como se conseguiu atingir um nível tão elevado de qualidade que mereceu a distinção de entre tantos outros projectos? O que está por trás do sucesso deste trabalho? Qual é o segredo? Esta foi a questão que se colocou a toda a equipa e que suscitou alguma reflexão individual e colectiva, até porque, a resposta, não pareceu ser fácil nem objectiva. Talvez porque o segredo esteja de alguma forma escondido, mascarado de outra coisa, ou até mesmo porque não exista de todo. O resultado foi este:

Joana Trigo - O Segredo deste sucesso foi sem dúvida a escolha de um tema aliciante inovador e único na região. O empenho, a persistência em ultrapassar todos os obstáculos a vontade em vencer a força de acreditar e uma professora sempre disponível, e com grandes influências fizeram o resto.

Ângela Rego – O Sucesso foi alcançado com muito trabalho e esforço. O bom senso, a união e a força de vontade foram determinantes. A ajuda da professora Ilda foi essencial para o sucesso do projecto.

João Barbosa – Bom senso. O que obviamente implica perspicácia, capacidade de tomar as decisões certas na hora certa. Bom senso não implica obrigatoriamente inteligência, implica ter a capacidade de, simultaneamente, conseguir visualizar algo que seja alcançável, mas o mais inovador possível, implica ponderar e questionar tudo o que se faz.

Tiago Silva – Para ter sucesso é necessário esforço, trabalho, dedicação e espírito de vencedor, pensamento positivo. Os meus colegas foram determinantes e principalmente a professora, pois esteve sempre no nosso lado a incentivar todo o grupo.

Professora Ilda Braz – Escolha de um tema que motive todos os intervenientes. Os alunos devem ter garra, empenhamento, perseverança e disponibilidade para a investigação e muita vontade de vencer. Tentei criar empatia com os alunos e dar o máximo da minha disponibilidade. Responder-lhes a todas as questões, desenvolver com eles hábitos de trabalho não convencionais. A capacidade para ultrapassar situações imprevistas e tentar sempre ir mais além do que parece possível à primeira vista, é outra das capacidades importantes para atingir o sucesso. A colaboração dos órgãos de gestão e a experiência do professor são também condições importantes.

Em jeito de conclusão, podemos afirmar que sem trabalho, empenho e dedicação não há sucesso, mas isso, provavelmente, já todos sabíamos! Algo mais aconteceu que combinado com estes ingredientes principais catapultou a actividade para o estrelato. Terá sido a ambição do projecto e a crença da sua exequibilidade apesar da sua dimensão? Terá sido o bom funcionamento da equipa e a sua liderança? Terá sido a motivação de que todos falam e o consequente empenho que elevou a fasquia da qualidade.
Uma coisa é certa! O sucesso está aqui. As doses com que combinamos os ingredientes são desconhecidas e talvez seja esse o segredo da receita, ainda por descobrir. Uma coisa eu não acredito. Não houve nem um bocadinho de sorte neste projecto, como me fez crer a professora Ilda Braz.

2 comentários:

Domingos disse...

"As doses com que combinamos os ingredientes são desconhecidas e talvez seja esse o segredo da receita"... então aprender e ensinar é como criar numa cozinha onde a inspiração é o único limite.
Lindo...

Anónimo disse...

Queria só acrescentar uma coisa à reflexão da professora Ilda sobre o sucesso:
Sim, é importante ter "garra, empenhamento, perseverança e disponibilidade para a investigação", mas é igualmente importante termos, para além de um bom professor (ou mesmo excelente, neste caso), ter também uma pessoa na qual confiemos plenamente, com quem se partilhe mais do que a mera "vida escolar", e que esteja sempre (bem)disposta a ajudar.

É preciso ter estas duas pessoas numa só: Professor e Amigo.

Nós encontrámos ambas na professora Ilda.

:)